A Xiaomi, gigante chinesa conhecida por seus smartphones, lançou no mercado local um supercarro elétrico por meio de uma startup. Chamado de SC-01, o cupê tem visual que lembra esportivos italianos e motor elétrico capaz de gerar 425 cv de potência. Para contextualizar, a Gongjianpai Auto Technology desenvolveu o veículo e utiliza a marca XiaoPaoChe, que é conhecida internacionalmente como Small Sports Car (SSC).
O SSC SC-01 é um pequeno cupê de duas portas com forte influência de esportivos italianos em suas linhas. O esportivo é compacto e mede 4,1 metros de comprimento, 1,8 metro de largura, 1,1 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. Além disso, pesa apenas 1.370 kg, uma vez que utiliza estrutura tubular de aço. E vem de fábrica com uma bateria de Níquel-Manganês-Cobalto (NMC) e dois motores elétricos, instalados um em cada eixo.
Com capacidade de 60 kWh, a bateria NMC tem autonomia expressiva de 520 km no ciclo chinês NDEC. Segundo a fabricante que pertence à Xiaomi, o SC-01 acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos – ou seja, é muito veloz. Bem como oferece opção de recarga rápida, que permite recuperar de 30% a 80% da energia da bateria em 25 minutos.
Com suspensão independente nas quatro rodas, o SC-01 utiliza freios com pinças de 6 pistões no eixo dianteiro e de 4 pistões no eixo traseiro. Os discos têm um diâmetro de 350 mm. Por fim, o SC-01 vem de fábrica com rodas de liga leve de 18 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport.
Detalhes do Xiaomi SSC SC-01
Na parte externa, o SC-01 tem faróis e lanternas Full-LEDs, e teto retrátil. No entanto, no interior, há um cluster digital e um volante esportivo de três raios com base reta e comandos circulares. Além disso, o painel tem apenas uma tela atrás do volante, que serve ao quadro de instrumentos e ao multimídia. Além disso, o túnel central não traz apoio de braço, mas um seletor de marcha e um interruptor para acionamento dos vidros elétricos.
Os controles do ar-condicionado são simples, enquanto os bancos têm formato esportivo. Um detalhe curioso é que os comandos para funções como pisca-alerta e limpador do para-brisa, entre outros, ficam no teto, próximo do para-brisas. Seja como for, o SSC SC-01 terá um preço sugerido de 300.000 yuans, o equivalente a R$ 206,9 mil. Por ora, não há informações sobre planos de exportação, mas o SC-01 parece ter potencial para vários mercados.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!