Você está lendo...
Xiaomi, fabricante de celulares, lança esportivo elétrico de 425 cv
Mercado

Xiaomi, fabricante de celulares, lança esportivo elétrico de 425 cv

Xiaomi se aventurou na criação do esportivo SC-01, que tem motor capaz de gerar 425 cv de potência, alcance de 520 km e preço de Jeep Compass

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

05 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Xiaomi SC-01
Startup chinesa que pertence à Xiaomi revela esportivo elétrico com 425 cv e autonomia de 520 km com uma carga completa
Crédito:XiaoPaoChe/Divulgação

A Xiaomi, gigante chinesa conhecida por seus smartphones, lançou no mercado local um supercarro elétrico por meio de uma startup. Chamado de SC-01, o cupê tem visual que lembra esportivos italianos e motor elétrico capaz de gerar 425 cv de potência. Para contextualizar, a Gongjianpai Auto Technology desenvolveu o veículo e utiliza a marca XiaoPaoChe, que é conhecida internacionalmente como Small Sports Car (SSC).



Xiaomi SC-01
XiaoPaoChe/Divulgação

O SSC SC-01 é um pequeno cupê de duas portas com forte influência de esportivos italianos em suas linhas. O esportivo é compacto e mede 4,1 metros de comprimento, 1,8 metro de largura, 1,1 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. Além disso, pesa apenas 1.370 kg, uma vez que utiliza estrutura tubular de aço. E vem de fábrica com uma bateria de Níquel-Manganês-Cobalto (NMC) e dois motores elétricos, instalados um em cada eixo.

Publicidade


Xiaomi
XiaoPaoChe/Divulgação

Com capacidade de 60 kWh, a bateria NMC tem autonomia expressiva de 520 km no ciclo chinês NDEC. Segundo a fabricante que pertence à Xiaomi, o SC-01 acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos - ou seja, é muito veloz. Bem como oferece opção de recarga rápida, que permite recuperar de 30% a 80% da energia da bateria em 25 minutos.

Com suspensão independente nas quatro rodas, o SC-01 utiliza freios com pinças de 6 pistões no eixo dianteiro e de 4 pistões no eixo traseiro. Os discos têm um diâmetro de 350 mm. Por fim, o SC-01 vem de fábrica com rodas de liga leve de 18 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport.


Xiaomi SC-01
XiaoPaoChe/Divulgação

Detalhes do Xiaomi SSC SC-01

Na parte externa, o SC-01 tem faróis e lanternas Full-LEDs, e teto retrátil. No entanto, no interior, há um cluster digital e um volante esportivo de três raios com base reta e comandos circulares. Além disso, o painel tem apenas uma tela atrás do volante, que serve ao quadro de instrumentos e ao multimídia. Além disso, o túnel central não traz apoio de braço, mas um seletor de marcha e um interruptor para acionamento dos vidros elétricos.

Xiaomi SC-01
XiaoPaoChe/Divulgação

Os controles do ar-condicionado são simples, enquanto os bancos têm formato esportivo. Um detalhe curioso é que os comandos para funções como pisca-alerta e limpador do para-brisa, entre outros, ficam no teto, próximo do para-brisas. Seja como for, o SSC SC-01 terá um preço sugerido de 300.000 yuans, o equivalente a R$ 206,9 mil. Por ora, não há informações sobre planos de exportação, mas o SC-01 parece ter potencial para vários mercados.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Seres 3: como é o novo SUV elétrico chinês que quer clientes de BYD e Volvo

Deixe sua opinião