Guangzhou Xiaopeng Motors Technology — ou simplesmente Xpeng — pode ser a próxima marca chinesa a desembarcar no Brasil. Isso porque a fabricante registrou um de seus carros no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Trata-se do P7+, um sedã elétrico que pode ter mais de 300 cv de potência e 700 km de autonomia.
Com mais de 5 metros de comprimento e 3 m de entre-eixos, o P7+ é um rival do Tesla Model 3 no exterior e tem uma plataforma elétrica moderna de 800V, que permite carregamento ultrarrápido (DC). As baterias de fosfato de ferro-lítio podem ter capacidade de 60,7 kWh ou 76,3 kWh. Os números de autonomia chegam a, respectivamente, 620 km e 710 km. Por outro lado, são duas opções de motorização, com tração traseira e potências de 245 cv ou 313 cv. Em ambos, velocidade máxima de 200 km/h.
Dentro, o aspecto minimalista. Telas digitais do painel de instrumentos e da central multimídia, assentos revestidos com couro Nappa, ventilação, aquecimento e seis modos de massagem. Ademais, conta com sistema de som Hi-Fi com 20 alto-falantes.

Xpeng e Volkswagen?
Contrariando os planos iniciais, a Xpeng deve vir com operação própria e não em parceria com uma fabricante já instalada aqui, como é caso da Chery e o grupo Caoa, empresa brasileira que controla a marca chinesa por aqui.
Em 2023, o Grupo Volkswagen comprou 4,99% das ações da XPeng por US$ 700 milhões para desenvolver dois modelos elétricos da VW de médio porte para a China em 2026. Já em meados do ano passado, as fabricantes assinaram o memorando de colaboração para o desenvolvimento de uma nova arquitetura elétrica e eletrônica.
A China Main Platform (CMP) está sendo co-criada pela Volkswagen China Technology Company, SAIC Volkswagen e FAW-Volkswagen e será usada para modelos mais acessíveis. Assim, incluindo pelo menos quatro veículos VW menores, por exemplo.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!