A ZF apresentou um um novo tipo de air bag para proteger os ocupantes de impactos laterais. Mas diferentemente dos air bags usados até então, a nova bolsa se infla por fora do carro.
A inovação levou dez anos para ser desenvolvida e chegar no estágio atual, onde pode ser instalada em carros de produção. O sistema foi mostrado pela primeira vez no simpósio “Air bag 2018” na Alemanha em novembro passado.
As bolsas ficam alojadas nas soleiras das portas e percorrem toda a lateral do veículo. O acionamento é ativado por meio de sensores que monitoram o exterior da carroceria e podem determinar quando o air bag deve ser acionado. A abertura das bolsas é feita em 100 milissegundos.
Os dispositivos externos ajudam a dispersar a força do impacto nas laterais do veículo. Segundo informações da ZF, testes mostraram que os air bags externos reduzem os riscos de intrusões na cabine em até 30%.
O riscos de ferimentos aos ocupantes também diminui bastante. Entre 20% e 30%.
LEIA MAIS:
A novidade envolve muita tecnologia para funcionar. Além dos sensores, o sistema utiliza câmeras e radares para determinar quando os air bags serão necessários.
As câmeras diferenciam os tipos de objetos. Já os radares determinam com mais precisão as distâncias envolvidas.
Novos air bags deverão ser caros
Para diminuir os custos, a ZF vai vender um pacote completo para as montadoras. Os sensores, câmeras e radares também poderão ser utilizados para sistemas como monitoramento de faixa de rolamento.
Sistemas de correção de trajetória também poderão ser contemplados. Os itens da ZF poderão substituir os já utilizados pelas montadoras e integrar o sistema de air bags.
De acordo com a empresa, os primeiros carros com a tecnologia deverão chegar às ruas em dois anos.