Você está lendo...
BMW X5 completa 25 anos como principal SUV da marca bávara
Antigos

BMW X5 completa 25 anos como principal SUV da marca bávara

Apresentado em 1999, BMW X5 apresentou a marca ao universo dos SUVs, e virou sinônimo de transporte familiar, sem abdicar da esportividade

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

13 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

BMW X5 faz 25 anos em 2024
Crédito:BMW/Divulgação

Em 1999, a BMW apresentou ao público no Salão Internacional do Automóvel de Detroit, um modelo que revolucionaria o mercado de SUVs: o utilitário esportivo X5. Chamado pela marca de SAV (Veículo de Atividade Esportiva), o modelo depois daria origem a outras variantes: X1, X3 e X7, compondo a linha de SUVs da marca.

Preferido por famílias que buscavam a praticidade das peruas da marca, aliado com a dirigibilidade de seus sedãs, o X5 ganhou o público pela tração integral, adequada a terrenos com baixa tração. Contudo, ainda privilegiava uma condução mais esportiva, com até 63% da potência para as rodas traseiras e 37% para as dianteiras.



BMW/Divulgação
BMW/Divulgação

Publicidade


O BMW X5 E53 ganhou espaço e variantes com motores a gasolina e diesel. Além disso, o X5 4.6is logo recebeu uma variante com motor V8 de maior potência, acompanhada de melhorias na suspensão, freios e equipamentos. Em 2004 chega a tração integral xDrive, que estreou no irmão menor X3.

BMW X5 ganhou versão esportiva e mais potência

BMW/Divulgação
BMW/Divulgação

A segunda geração (E70) chegou em 2006, e trazia como novidades a nova geração de motores TwinPower Turbo, para conjuntos de seis ou oito cilindros. Além disso, uma nova transmissão de oito velocidades passou a ser oferecida. Essa geração incorporou o sistema de entretenimento BMW iDrive, e foi a primeira a receber uma versão feita pela divisão esportiva M.


A X5 M tinha reforços estruturais na carroceria, suspensão e direção desenvolvidos pela BMW M e diferencial traseiro com sistema DPC (Dynamic Performance Control). O sistema era capaz não somente de bloquear o diferencial, mas de variar a quantidade de força que poderia mandar para cada roda, ajudando a melhorar a agilidade e a saída de curva do SUV.

Já na terceira geração (F15), chegou a primeira versão híbrida plug-in, a X5 xDrive40e. Ainda em 2015, ela oferecia alcance elétrico de até 31 quilômetros, maior que até alguns modelos da atualidade. Entre os destaques da geração, é digno de nota a nova transmissão M Steptronic de 8 velocidades, disponível na variante esportiva.

BMW/Divulgação
BMW/Divulgação

Atualmente, o X5 está em sua quarta geração (G05). Para o futuro, o modelo pode ficar ainda mais tecnológico, como o conceito iX5, movido a hidrogênio, pode adiantar. Seja como for, o X5 foi importante para a história da marca, assim como os rivais Porsche Cayenne e Audi Q7.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BMW X1 2023: NOVA GERAÇÃO DO SUV É MAIOR E VEM ELETRIFICADA


Deixe sua opinião