A espera pelos carros especiais – ou fora de série, geralmente com exemplares únicos – da Ferrari pode chegar a cinco anos. Foi o que contou o chefe de marketing da marca, Enrico Galliera, à revista inglesa “Autocar”.
Não é à toa: a Ferrari só produz de dois a três carros especiais por ano. Além disso, não é qualquer pessoa que pode comprar essas máquinas.
De acordo com Galliera, eles só são acessíveis aos 250 melhores clientes das montadoras. “Eles nos avisam sobre o interesse e prometemos considerar, mas não garantimos que vão conseguir”, diz o executivo.
“O cliente não tem apenas um carro único, mas uma experiência única”, afirma Galliera. Ele diz que o futuro proprietário trabalha junto com o designer do carro no processo.
A Ferrari revelou recentemente dois carros fora de série: o P80/C e o SP3JC.
Vídeo: Teste do McLaren Senna em Interlagos
Carros especiais da Ferrari
O P80 teve o maior tempo de produção entre todos os fora de série da Ferrari. Galliera explica que, normalmente, um modelo especial leva de 18 a 24 meses para ser finalizado.
No caso do P80, o tempo é superior: três anos. O modelo é baseado no carro de corrida 488 GT3 e teve um exemplar único produzido, feito em homenagem a clássicos como a Dino 206S.
O curioso é que é baseado em um carro já fora de linha, já que a 488 foi substituída pela F8 Tributo.
LEIA TAMBÉM
A mecânica do carro não foi revelada. No entanto, há rumores de que traz o mesmo V8 da 488, mas com potência superior aos 670 cv entregues pelo carro original – que têm câmbio automatizado de sete marchas.
O SP3 deve levar um total de dois anos para ficar pronto – ele foi revelado no fim de 2018. Sua base é a F12tdf, que tem um V12 de 780 cv. Trata-se também de um exemplar único.