O ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa assinou contrato com a equipe Venturi da Fórmula E. Vencedor de 11 corridas em 16 anos na F1, o brasileiro de 37 anos foi contratado pelo time até 2021.
Felipe Massa volta às pistas ainda neste ano. Ele começa a participar na Fórmula E na temporada 2018/2019, que deve começar no segundo semestre deste ano.
O piloto brasileiro testou carros da categoria no início de 2017 e já havia manifestado sua vontade de pilotar os carros elétricos na ocasião.
“Estou muito feliz de entrar para a Fórmula E, categoria que cresceu muito em um curto período de tempo”, afirmou o piloto. “Eu gosto, particularmente, do formato e dos locais das corridas, nos centros de grandes cidades, o que favorece a proximidade com o público”, completou.
O diretor da equipe, Gildo Pastor, disse que precisa da contribuição de Massa para melhorar o carro, destacando a experiência do piloto na Fórmula 1. “Os carros da Fórmula E são bastante complexos de ajustar e ter o Felipe na equipe nos fará dar um salto no desenvolvimento. Tenho certeza de que ele vai se entrosar rapidamente”, afirmou Pastor.
Piloto da Mercedes-Benz na Fórmula E
Felipe Massa deve fazer testes com o carro da Venturi nas próximas semanas, em sessões fechadas. O modelo que o piloto deve usar é o VFE 05 Gen2. Esse é o carro que já contempla o halo, atendendo aos requisitos da FIA.
A Venturi é parceira da HWA, subsidiária da Mercedes-Benz. A estimativa é que, na temporada 2019/2020, o time passe a usar o nome da montadora alemã, tornando-se uma equipe de fábrica.
Entre as montadoras que já atuam na Fórmula E estão a Jaguar e a Audi. O brasileiro Lucas di Grassi está confirmado para a temporada 2018/2019 na marca alemã. Além disso, a Nissan deve substituir, para a próxima temporada, a Renault. Também é aguardada a estreia da BMW.