A JCB além de colocar em seu ‘cartão de visitas’ que produz enormes máquinas para obras, como tratores e retroescavadeiras, pode também dizer que tem o trator mais rápido do mundo agora.
Em parceria com a divisão de engenharia avançada da Williams e o piloto Guy Martin, a empresa levou o seu trator Fastrac 8000 a velocidade máxima de 166,72 km/h no aeródromo de Elvington, em Yorkshire, na Inglaterra. Com isso, eles bateram o recorde anterior que era de 140,44 km/h conquistado pela equipe do Top Gear, um ano atrás, no campo de testes de Bruntingthorpe.

JCB/DIVULGAÇÃO
O novo recordista, o trator JCB Fastrac 8000 tem um motor 7.2 diesel que rende 1.000 cv e 254,9 mkgf. Preparado em segredo, a transmissão automática CVT teria sido substituída por uma ZF de seis marchas. Melhorias de aerodinâmica ficaram por conta do time da Williams.
Recorde vai virar documentário
“Nós tínhamos o sonho de tentar um recorde de velocidade com o Fastrac e todo o time tem trabalhado sem descanso para atingir esse resultado incrível”, disse Lord Bamford, presidente da JCB. Todo o processo do recorde vai virar um documentário para o Channel4, do Reino Unido. O programa ao ar ainda este ano.

JCB/DIVULGAÇÃO
A sneak peek of what’s to come in our documentary with @guymartinracing and @Channel4 later this year. Britain’s fastest tractor, achieving a record 103.6mph. #JCBWFT pic.twitter.com/qMfk550IVf
— JCB (@JCBmachines) 21 de junho de 2019
Celebridades que já correram de carro:
PATRICK DEMPSEY
O ator Patrick Dempsey que fez sucesso na série Grey's Anatomy chegou a tal ponto com as corridas que abandonou a TV para correr e depois virar até chefe de equipe na 24 Horas de Le Mans. Stephane Mahe/REUTERS
FRANKIE MUNIZ
Frankie Muniz que começou como um ator mirim, acabou dando uma pausa na carreira para participar de competições nos Estados Unidos de categorias de turismo no alto do seus 20 anos. Lucas Jackson/REUTERS
PAUL NEWMAN
Paul Newman em cena do filme 500 Milhas. Ele não só era um grande ator, como optava por filmes que tivessem essa temática, como o 500 milhas e correu efetivamente em provas de longa duração. Mais velho, optou por montar uma equipe na Indy, a Newman-Haas. DIVULGAÇÃO
PAUL WALKER
PAUL WALKER AMAVA OS CARROS. ELE NÃO SÓ TINHA UMA COLEÇÃO DELES COMO TAMBÉM COMPETIU EM CATEGORIAS AMADORAS DE TURISMO NOS ESTADOS UNIDOS. Stefan Wermuth/REUTERS
PAUL NEWMAN
Ele não só era um grande ator, como optava por filmes que tivessem essa temática, como o 500 milhas e correu efetivamente em provas de longa duração. Mais velho, optou por montar uma equipe na Indy, a Newman-Haas. Joe Skipper/REUTERS
GENE HACKMAN
Gene Hackman ficou muito conhecido pelo filmes de guerra ou de drama, mas o ator também californiano adorava carros e chegou a disputar a Formula Ford na década de 1970 e a 24 Horas de Daytona em 1983. REUTERS/Buena Vista Pictures
JAMES DEAN
Última foto de James Dean em seu Porsche com o mecânico Wuetherich. Ela foi tirada antes do acidente que matou o ator. Amante de carros e corridas, ele chegou a competir com o veículo da foto, um Porsche 356 em provas da época. DIVULGAÇÃO
STEVE MCQUEEN
Filmes de heróis, caubóis, entre outros. Steve McQueen deu um jeito ainda de incluir em sua vasta filmografia filmes com carros e corridas, como Bullit e Le Mans. O piloto fez as cenas da prova em Le Mans e na vida real correu as 12 Horas de Sebring terminando em 2º no geral e 1º na categoria. William Claxton/Courtesy of Demont Photo Management/REUTERS
JASON PRIESTLEY
Conhecido por Barrados no Baile ainda na juventude, o ator fez muitos outros filmes. Ele também foi o apresentador de uma série de carros customizados para a TV a cabo. Na vida real, ele competiu na SCCA Pro Rally Series e foi co-proprietário da equipe AZZT Race Team. Sheri Lowen/REUTERS
ROWAN ATKINSON
Além de uma vasta coleção de carros icônicos, como um McLaren F1 que chegou a colocar à venda, Atkinson chegou a particar de algumas provas no Reino Unido, onde vive. DIVULGAÇÃO
NICK MASON
Além de baterista do Pink Floyd, Nick Mason é um ávido colecionador de carros clássicos. A maioria ligadas a corridas nas décadas de 1950 e 1960. E por isso, ele também pegou gosto por disputar provas, levando seus clássicos ao limite contra outros antigos. DIVULGAÇÃO