Antigos para tomar muito cuidado

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Alfa Romeo 2300

Você vai finalmente realizar aquele sonho de ter um carro antigo? Fique esperto: alguns deles podem render muita dor de cabeça. Perguntamos ao mecânico Pedro Luiz Scopino, da Auto Mecânica Scopino, na zona norte da capital, quais são os modelos mais problemáticos e os problemas mais comuns em cada um deles. O Alfa Romeo 2300, por exemplo, costuma apresentar trepidação no conjunto de câmbio, embreagem e coxins, com engates de marcha pouco precisos.

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Ford Corcel II

Aqui, o cilindro de roda traseiro pode se oxidar e travar, prejudicando a frenagem das rodas traseiras. Com isso, os freios das rodas dianteiras ficam sobrecarregados e o desgaste das pastilhas se acentua.

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Chevrolet Opala

Um dos antigos mais venerados do País, o saudoso Opalão também não está imune a aprontar das suas. Um problema recorrente, tanto nos motores de quatro cilindros como nos de seis, é o vazamento de óleo do motor pelo retentor traseiro.

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Fiat 147

O carrinho da Fiat é um dos modelos que mais inspiram cuidados antes da compra. Em muitas unidades, a longarina dianteira se deteriora, fazendo com que a frente do carro se incline até o chassi trincar. Outra preocupação recorrente em toda a linha (incluindo a perua Panorama e as variantes de luxo Spazio e Oggi) é o apodrecimento do tanque, corroído pelo próprio combustível.

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Dodge Polara

No caso do popular 'Dodginho', o problema é mais simples, mas nem por isso menos complicado: falta de peças mesmo. 'Já era difícil encontrar componentes para o Polara na época dele, imagine hoje em dia', comenta Scopino.

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Ford Del Rey

É frequente que o carro fique sem embreagem, em decorrência do rompimento da chapa-guia do cabo da embreagem.

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VW Fusca

Como o motor fica na parte traseira e não recebe ventilação frontal, é bastante corriqueiro o superaquecimento da bobina (que faz a ignição parar de funcionar) e da bomba de combustível (interrompendo o fornecimento da gasolina ao motor).

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Ford Escort

O defeito mais comum é na triseta do semieixo do lado direito, decorrente do deslocamento da longarina. A consequência é a perda de tração.

9/10

Chevrolet Chevette

Os modelos anteriores a 1983, com motor 1.4 e sem ignição eletrônica, costumam apresentar desgaste acentuado do platinado. Isso leva ao funcionamento irregular do motor, que 'engasga'.

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Ford Maverick

Depois que foi alçado à categoria de 'cult', este que foi o modelo brasileiro mais próximo de um 'muscle car' passou a ser objeto de desejo de muitos. O principal problema está nos freios, subdimensionados para o peso do carro e a potência do motor. 'Nas unidades sem servofreio, frear é simplesmente terrível', alerta Scopino.

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