Geek My Ride

Ciclovia coreana usa painéis solares para carregar as bikes

Ter ciclofaixas ou não ter ciclofaixas, eis a questão. Esse dilema shakespeariano que agita os paulistanos nas redes sociais não... leia mais

Diego Ortiz

14 de abr, 2015 · 3 minutos de leitura.

Ciclovia coreana usa painéis solares para carregar as bikes

Ter ciclofaixas ou não ter ciclofaixas, eis a questão. Esse dilema shakespeariano que agita os paulistanos nas redes sociais não faria muito sucesso na Coreia do Sul. Por lá, o debate pela necessidade de se ter vias funcionais para bicicletas já está em outro nível, e avançam tanto em distância quanto em tecnologia.

As cidades de Daejeon e Sejong, seperadas por uma impecável estrada de 32 quilômetros, resolveram ouvir seus usuários. Muitos disseram que usariam bicicleta para percorrer essa distância entre as duas se fosse possível. Ambas estão a duas horas da moderna capital Seul, ou seja, longe de nervoso centro urbano e próximas do interior do pequeno país.

Publicidade


Mas nada que impedisse um obra cara e útil em diversos aspectos, que é a nova rodovia para bicicletas instalada no meio da estrada que liga as cidades. Mas o fato de ciclovia ser separada das faixas dos carros e ter total segurança não foi suficiente para os coreanos. Eles queriam mais. E o mais veio em forma painéis solares que, segundo eles, ainda servem para proteger os ciclistas do sol.

As placas solares foram instaladas acima da ciclovia e capturam energia para ser usada na iluminação da própria estrada. Além disso, os idealizadores afirmam que ela poderá ser usada em um futuro breve para recarregar bicicletas elétricas em movimento e, em um futuro não tão breve, os veículos que passem na estrada. Basta apenas a evolução da tecnologia dos painéis e dos automóveis chegar a esse ponto.

O vídeo abaixo dá uma boa ideia de como é a rodovia e nos mostra o quanto estamos atrasados nestas mesmas questões em relação aos coreanos.


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.