Carros mais leves precisam de menos força para saírem do lugar, com isso exigem motores menores, que consomem menos combustível. E isso é muito legal, ajuda o mundo e o bolso. Mas vai criar um carro mais leve lá na sua garagem para ver se é fácil. Fazer regime em um veículo que já existe exige engenharia avançada e muitas horas de estudos para surtir efeito.
Mas agora o alemão Markus Wagner, do instituto IWS, promete facilitar a vida dos emagrecedores de oficina. O engenheiro da entidade situada na Alemanha encontrou um jeito de aumentar o uso de chapas de aço mais finas com reforço apenas em áreas bem específicas e estruturais.
A técnica, chamada de “reforço local a laser”, aplica um feixe na superfície da folha de aço apenas nos pontos a serem reforçados. Com o calor do laser, essa parte da peça funde e depois se solidifica novamente, criando as chamadas “fases duras”, em que o ponto de resistência do material é significativamente aumentado, chegando a praticamente dobrar.
Segundo cálculos de Wagner, o uso de sua criação em um veículo popular permitiria reduzir o peso total em até 20% sem nenhum aumento perceptível de custo. Falta apenas agora ao engenheiro alemão bolar uma forma de automatizar o processo para que ele seja viável.
LEIA MAIS:
Pilotos também podem virar robô
Volkswagen compra divisão alemã de criação da BlackBerry
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.