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Engenheiro cria técnica de emagrecimento a laser dos carros

Carros mais leves precisam de menos força para saírem do lugar, com isso exigem motores menores, que consomem menos combustível.... leia mais

Diego Ortiz

23 de set, 2014 · 3 minutos de leitura.

Engenheiro cria técnica de emagrecimento a laser dos carros

Carros mais leves precisam de menos força para saírem do lugar, com isso exigem motores menores, que consomem menos combustível. E isso é muito legal, ajuda o mundo e o bolso. Mas vai criar um carro mais leve lá na sua garagem para ver se é fácil. Fazer regime em um veículo que já existe exige engenharia avançada e muitas horas de estudos para surtir efeito.

Mas agora o alemão Markus Wagner, do instituto IWS, promete facilitar a vida dos emagrecedores de oficina. O engenheiro da entidade situada na Alemanha encontrou um jeito de aumentar o uso de chapas de aço mais finas com reforço apenas em áreas bem específicas e estruturais.

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A técnica, chamada de “reforço local a laser”, aplica um feixe na superfície da folha de aço apenas nos pontos a serem reforçados. Com o calor do laser, essa parte da peça funde e depois se solidifica novamente, criando as chamadas “fases duras”, em que o ponto de resistência do material é significativamente aumentado, chegando a praticamente dobrar.

Segundo cálculos de Wagner, o uso de sua criação em um veículo popular permitiria reduzir o peso total em até 20% sem nenhum aumento perceptível de custo. Falta apenas agora ao engenheiro alemão bolar uma forma de automatizar o processo para que ele seja viável.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.