Após divulgar o inédito scooter elétrico CE 04 em março deste ano, a BMW Motorrad revelou sua principal novidade do IAA 2021 mesmo antes do evento começar. O salão da mobilidade, que neste ano está sendo realizado em Munique, na Alemanha, serviu de palco para a montadora estrear sua nova moto elétrica: a Concept CE 02.
De acordo com a marca alemã, o conceito pretende elevar a mobilidade elétrica urbana a um novo patamar. Sendo assim, a Concept CE 02 oferece uma mecânica sustentável de condução elétrica, design futurista e soluções inovadoras de conectividade.
Para o Diretor de Design da BMW Motorrad, Edgar Heinrich, a moto apresenta novas proporções e formas modernas. “Além disso, queríamos alcançar um nível de inovação de design que não tínhamos antes. O uso direto era importante, mas, acima de tudo, o componente emocional era crucial, assim como a diversão de dirigir”, afirmou.
Nesse sentido, o conceito tem como estratégia atrair olhares de um novo público-alvo: pessoas com 16 anos ou mais. Isso porque a proposta da marca alemã é unir tecnologia inteligente com mobilidade e diversão em uma moto urbana feita para os jovens.
Desempenho e dupla funcionalidade
A moto conceitual conta com dupla funcionalidade, transporte e comunicações. Nesse sentido, a Concept CE 02 traz motor de 31kW, o equivalente a 42 cv de potência, que é um desempenho mais que suficiente para impulsos de velocidade.
Além disso, com sistemas inovadores de bateria e tecnologia de carregamento, permite rápida reposição de carga. A moto oferece um total de 130 km de autonomia. Assim, pesando uma média de 120 kg, o modelo é ideal para o uso urbano. Por isso, possui velocidade máxima e alcance de 90 km/h, o que lhe dá agilidade no trânsito.
Contudo, quando a questão conectividade, a moto oferece um display inovador e colorido de 10,25 polegadas, sistema de navegação e funções extras de conectividade.
Proporções para a vida urbana
De acordo com o chefe de design de veículos da BMW Motorrad, Alexander Buckan, a aparência da Concept CE 02 revela o caráter inovador que a marca estava buscando. “Queríamos desenvolver um veículo de duas rodas de fácil acesso para todos que desejam ser móveis e independentes”, afirmou.
Com proporções simples, é fácil identificar a proposta de conquistar um público mais jovem. Isso porque as dimensões são semelhantes a uma bicicleta. E não é só. A moto elétrica permite acoplar um skate na parte inferior, que serve de apoio para os pés.
No mais, o modelo comporta duas rodas de grande porte que são projetadas como rodas de disco. O assento é longo e estreito, o que, segundo a marca, dá personalidade à silhueta da moto.
Quanto ao lançamento, ainda não há data prevista. Contudo, a Concept CE 02 está exposta no IAA 2021, que teve início nesta terça-feira, dia 07 de setembro. No mais, é aguardar por mais informações e esperar que a moto elétrica possa chegar ao Brasil.