No mês passado, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) renovou o contrato com a Reed Exhibitions Alcantara Machado para a realização do Salão Duas Rodas até 2025. O local continuará sendo o São Paulo Expo.
Contudo, a notícia não é de toda positiva. Para a edição 2019 do evento, que ocorre entre 19 e 24 de novembro, já há três baixas confirmadas: BMW, Ducati e Harley-Davidson. As três marcas premium, que atuam no Brasil e têm produção nacional optaram por ficar de fora da exposição desse ano.
Com um discurso parecido, as marcas abriram mão de estar no evento devido a um custo elevado de produção e compra do espaço. Porém, o principal fator citado por todas é o foco na experimentação, que o Salão Duas Rodas não oferece. Isso seria o ponto de conexão das marcas.
Segundo o CEO da Ducati, Diego Borghi, hoje, com o atual formato, o Salão Duas Rodas não atende as demandas das montadoras. “Para ver e subir na moto, o consumidor vai até a concessionária e tem esse contato”, afirmou o executivo.
Borghi citou como fator de experimentação o Ducati Riding Experience (DRE). É um programa de treinamento oferecido para os proprietários de motos Ducati em diversos módulos. O DRE chegou ao Brasil no final do ano, mas já existe em outras partes do mundo como parte das operações da Ducati.
A BMW segue a mesma lógica, mas afirma que vem ” examinando a sua presença em feiras e outros compromissos, ao mesmo tempo em que está explorando novas plataformas e formatos alternativos”. A marca, assim como a Ducati, tem investido em cursos, passeios e track days para clientes e entusiastas.
No comunicado que divulgou, afirma também que vai investir em outros eventos para os amantes da marca. A BMW tem, ao redor do mundo, declinado de alguns eventos como fez com o Salão de Detroit 2019.
VÍDEO DA SEMANA: CAMARO E MUSTANG EM PEGA NA PISTA DE ARRANCADA
A Harley-Davidson segue a mesma linha de conduta. A marca apenas foi mais específica onde irá alocar seus esforços e dinheiro em 2019. Como tem uma série de eventos próprios, vai fortalecer as ações em torno deles. Entre ele estão o Harley-Davidson Brasil Ride, o H.O.G. Rally e o H-D Riders’ Camp. Este último, inclusive, não é exclusivo para proprietários de motos Harley-Davidson ou sócios do clube de proprietários (Harley Owners Group – H.O.G.) da marca. Na verdade, não é preciso nem ter uma moto – e isso torna o evento mais abrangente.
Fontes ligadas ao mercado afirmam que o custo do evento em São Paulo é altíssimo, porém sem retorno em vendas ou dinheiro para as marcas. “Para fazer o Salão de Milão (EICMA), que é o maior do mundo, gasta-se cerca de 1/3 do que é usado em São Paulo”, afirmou. Uma delas foi mais contundente: “O salão não existe sem as marcas, mas todo mundo faz dinheiro em cima, menos as marcas”.
É uníssono que o formato precisa mudar para voltar a atender as marcas com a parte da experiência, declarou uma das fontes. O ideal, além da exposição, seria inserir a experimentação, entretenimento e vendas. O formato ideal do Salão Duas Rodas seria adotar um espaço com pista, como o Autódromo de Interlagos, ou o Velo Città, onde ainda houvesse espaço para gerar a área de exposição, segundo fontes.
“Não há como realizar experimentação de motos, especialmente as de média e alta cilindrada, em um espaço que não seja o adequado para isso, para acelerar com segurança e ainda oferecer a experiência ao consumidor que vai conhecer a motocicleta”, concluiu.
TRIUMPH E DAFRA AINDA NÃO DECIDIRAM
Se algumas das marcas mais importantes já declinaram da participação, outras estão ainda em suspenso. A inglesa Triumph e a nacional Dafra/KTM ainda estudam se estarão ou não, no Salão Duas Rodas 2019. Na Triumph, a avaliação passa pela direção nacional e também está sendo alinhado com sede da marca, em Hinckley, na Inglaterra. A Dafra não deu maiores informações. A Royal Enfield, em nota, afirmou que ainda estuda sua participação no evento.
Honda, Yamaha e Kawasaki confirmaram a presença no Salão. O Jornal do Carro não conseguiu contato com a J. Toledo, importadora e representante oficial das marcas Suzuki e Kymco.
MERCADO DE MOTOS
Depois de anos seguidos operando abaixo de um milhão, o mercado de motos fechou 2018 com crescimento leve durante todo o ano, o que levou ao acumulado de 1.036.846 fabricadas. A projeção para 2019 é de 1.080.000 motos.
As vendas ficaram em 940.362 unidades. A estimativa para 2019, segundo a Fenabrave, é de que 1.008.986 motocicletas sejam comercializadas. Um aumento de 7,3% em relação ao ano passado. Já segundo a Abraciclo, a projeção é de 1.031.000 – o que significaria um aumento de 7,7%.
A Abraciclo não quis se pronunciar.
BÔNUS: MOTOS COM O IPVA MAIS CARO DE SP
10 - INDIAN CHIEF ROADMASTER 2018 - R$ 1.928,04
Nem sempre os impostos de uma moto são tão mais baratos. Dependendo do modelo, os valores podem ser próximos ao de carros de luxo. Listamos as motos com maior IPVA do estado de São Paulo.
9 - YAMAHA YZF R1 2016 - 2.052,20
.
8 - MV AGUSTA F3 SÉRIE ORO 2012 - R$ 2.086,12
.
7 - HARLEY-DAVIDSON FLHXSE 2017 - R$ 2.089,16
.
6 - DUCATI PANIGALE R 2016 - R$ 2.191,28
.
5 - KAWASAKI NINJA H2 2017 - R$ 2.297,66
.
4 - BMW K1600 GTL 2018 - R$ 2.397,12
.
3 - DUCATI DESMOSEDICI RR 2008 - R$ 2.772,10
.
2 - HARLEY DAVIDSON CVO LIMITED 2018 - R$ 2.889,54
.
1 - DUCATI 1299 SUPERLEGGERA 2017 - R$ 7.810,82
.
Confira e a organizadora do evento, a Reed Exhibitions Alcantara Machado divulgou a nota abaixo:
“A Reed Exhibitions Alcantara Machado respeita a decisão de cada marca em participar do evento e continuará trabalhando para que o Salão continue a figurar entre os maiores do mundo no setor. A organizadora seguirá investindo em experiências e atrações para os apaixonados por Duas Rodas e em ferramentas e soluções para garantir cada vez mais retorno aos investimentos dos expositores.
O Salão Duas Rodas 2019 terá ainda mais entretenimento para todas as tribos de apaixonados: Além de poderem ver de perto os principais modelos de cada marca, os fãs do universo Duas Rodas poderão realizar diversos Test Rides, conhecer o trabalho dos maiores nomes da customização, ver supermáquinas exclusivas no Espaço dos Sonhos e muitas outras novidades que serão anunciadas nas próximas semanas.”
*Atualizado 6/2 às 11:10