A BMW Motorrad aproveita a recente onda de lançamentos de motos no Brasil, e anuncia mais uma novidade. A R 18 está confirmada para chegar ao País ainda neste ano. A marca bávara não deu prazo, mas o desembarque deverá acontecer no último trimestre de 2022. Com estilo retrô e o motor boxer mais potente da história da montadora, a R 18 conta com propulsor de 1.800 cilindradas, 2 cilindros, quatro válvulas, além de bloco e transmissão (automática de 6 marchas) feitos de alumínio. A cruiser conta, ainda, com sistema de arrefecimento a ar e óleo.
Em números, a R 18 gera 91 cv de potência a 4.750 rpm. O torque máximo fica em 16,1 mkgf, disponível a partir de 3.000 giros. De acordo com a BMW, leva-se 4,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 180 km/h. Para mais leveza e estilo, a moto tem diversos componentes de alumínio polido a mão. De acordo com a marca, o modelo permite personalização. Entretanto, os produtos em questão seguem ainda desconhecidos. Para informação, lá fora, a R 18 (lançada em 2020) tem boa aceitação e, inclusive, gama expandida com quatro versões.
Estilo
A princípio, a moto se inspirou na BMW R 5 dos anos 1930. Dá para notar pelas características visuais, como o tanque em forma de gota e o farol redondo. Até a pintura na cor preta e com listras brancas vêm como herança da veterana. E se o estilo tem ar vintage, o conteúdo vem totalmente ligado no século 21. De série, a moto disponibiliza, por exemplo, assistente de partida em rampas, marcha à ré, controle de cruzeiro, além dos modos de condução Rain, Rock e Roll.
Cabe registrar que, na Alemanha, a R 18 parte de 32.966 euros (pouco mais de R$ 182 mil, na conversão direta). Já sua concorrente, Harley-Davidson Low Rider S (foto acima), por aqui, custa entre R$ 104.100 e R$ 106.300, dependendo da cor. Isso, por fim, pode dar indícios dos preços da novata da BMW no mercado nacional.