A Honda apresentou oficialmente o scooter ADV 150 no Brasil. O modelo fez a primeira aparição durante o Salão Duas Rodas em 2019 para “testar a receptividade do público”. Confirmado para chegar às lojas em dezembro por R$ 17.490 nas cores vermelha e branca dá a entender que a receptividade foi boa.
Não é preciso ser um detetive para perceber que em termos de visual o ADV 150 tem inspiração no “irmão maior”, o X-ADV 750 já vendido no Brasil. Inclusive o scooter menor aposta no mesmo tipo de grafismo com aspecto radical para se aproximar do maior.
O motor do ADV 150 é o mesmo que equipe o PCX 150, mas com melhorias. O monocilíndrico de 149,3 cm³ rende 13,2 cv a 8.500 rpm e 1,3 mkgf a 6.500 rpm. Com novos dutos de admissão de ar, o motor tem melhora na entrega de torque em rotações baixas e médias, segundo a Honda. O câmbio é automático CVT como na maioria dos scooters.
O trem de força conta com o sistema start-stop, na Honda batizado de Idling Stop System. Ele desliga o motor automaticamente em paradas curtas como de semáforos e o religa ao acelerar o scooter. O sistema ajuda na economia de combustível e redução de emissões.
Chassi e suspensão reforçada
Enquanto o chassi do ADV 150 é uma variação do que encontramos no PCX, com reforços para lidar com a suspensão diferente. No caso, a suspensão tem 130 mm de curso na frente e 120 mm atrás. A Showa é quem fornece os itens e na traseira tem reservatórios externos.
O sistema de freio é a disco nas duas rodas com sistema ABS só na frente. O dianteiro tem 240 mm e pinça com pistão duplo, enquanto o traseiro tem 220 mm e pistão simples. Ambos tem o formato “wave”, no qual o disco é ondulado e não liso nas extremidades.
Os pneus têm medidas 110/80-14 na frente e 130/70-13 atrás com rodas de liga-leve e pneus Metzeler mistos. Eles foram criados exatamente para esse tipo de utilização. Com sulcos maiores tem maior capacidade de entrega na terra, por exemplo.
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Inscreva-seItens de série
Entre os itens de série do ADV 150 estão o para-brisa regulável em duas posições de altura, a chave presencial com partida por botão, ilumninação 100% de LEDs e uma entrada 12V no porta-objetos atrás do escudo. Sob o banco, o scooter promete 27 litros de capacidade, que seria suficiente para um capacete integral.
O painel de instrumentos segue o mesmo molde do encontrado no X-ADV 750. É todo digital no estilo blackout, com fundo preto e grafismos brancos. Com menos funções que do irmão maior, tem a mesma moldura que passa a sensação de robustez e luzes espias separadas abaixo dele. O guidão é mais largo e elevado que dos demais scooters para compor o conceito, afirma a Honda.