Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

04/12/2020 - 4 minutos de leitura.

Kawasaki desenvolve primeira moto híbrida do mundo

Japonesa está testando a primeira moto híbrida do mundo, capaz de alternar entre gasolina e eletricidade; Kawasaki terá modo 100% elétrico

Kawasaki está desenvolvendo o que pode ser a primeira moto híbrida do mundo Crédito: Kawasaki/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Kawasaki divulgou um vídeo do que parece ser o projeto da primeira moto híbrida do mundo. O filme mostra um modelo de duas rodas que aparentemente combina motores a gasolina e elétrico. O roteiro é didático e tenta mostrar um pouco como a tecnologia vai funcionar.

O sistema é similar ao que temos atualmente nos automóveis híbridos. A moto da marca japonesa seria capaz identificar as condições de uso.

Em outras palavras, poderia alternar o funcionamento entre os dois motores. Assim também, seria capaz de entregar uma autonomia combinada maior — com maior eficiência energética também.

Continua depois do anúncio

O motor a gasolina é usado como gerador para carregar a bateria durante a viagem na estrada em um dos modos. E ao chegar na cidade, a moto passa a usar a eletricidade para mover as rodas. Já em rodovias mais sinuosas, o sistema pode combinar os dois combustíveis alternadamente.

Um dos desafios do sistema híbrido para motos é o espaço para acomodar os componentes como motores, câmbio e baterias de íon de lítio. Não é como em carros, em que há muito mais possibilidades para instalar os componentes e distribuí-los pelo chassi.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Câmbio manual de seis marchas

Uma reportagem publicada em outubro pelo site Visor Down revelou detalhes das patentes do inovador sistema híbrido da Kawasaki. A tecnologia promete combinar a esportividade do motor a combustão com o torque imediato (e o apelo ecológico) do motor elétrico.

Tudo isso com um ganho de autonomia em modo elétrico. Ao passo que há o ganho garantido pela emissão zero de poluentes.


As imagens mostram o que parece ser uma moto turismo comum. Um joystick é combinado ao acelerador. Isso permite configurar o sistema híbrido em quatro modos.

O primeiro aciona os dois motores para entregar o máximo de desempenho. Além disso, o segundo transforma o motor a gasolina em um gerador para abastecer as baterias.

O terceiro ajuste é um modo de ampliação da autonomia. Ao passo que o quarto modo é o puramente elétrico.


Kawasaki/Reprodução

Uma curiosidade é que o sistema híbrido da marca japonesa utiliza a transmissão manual de seis marchas para os motores a gasolina e elétrico. Isso é algo realmente novo. Frequentemente, carros elétrico, por exemplo, têm transmissão automática.

Pelo que dá para se ver no vídeo, o sistema híbrido da Kawasaki está em fase bastante avançada de desenvolvimento. Dessa forma, deve garantir para a marca japonesa o pioneirismo no lançamento de uma moto que combina motores a combustão e elétrico.


Diferentemente dos carros, na indústria de motos ainda não há um modelo que mescle dois tipos de motor.


Leia Mais


Notícias relacionadas

Notícias

Nova Sahara 300 mostra evolução das motos aventureiras da Honda 

Notícias

Projeto de Lei quer proibir circulação de motos nos corredores

Notícias

Brasil é o segundo pior país do mundo para se dirigir, aponta estudo

Notícias

Placa Mercosul não resolveu casos de clonagem; veja como identificar

OFERTAS 0KM
R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

De R$ 86.490,00 por R$ 75.990,00

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

VER TODAS AS OFERTAS