A BMW Motorrad começou a vender a nova K 1600 Bagger no Brasil. Ainda em pré-venda, o modelo importado de Berlim, na Alemanha, terá as primeiras unidades entregues aos clientes em setembro. O preço chama a atenção: começa em R$ 306.500 e chega a R$ 326.500 na configuração mais cara Meteoric Dust 2 – muda só a cor.
Isso quer dizer que a moto custa mais que o sedã 320i GP, que a marca bávara vende por R$ 300.950. Ainda sobram R$ 25.550 de troco – dá para comprar uma Honda XRE 300 Adventure, por exemplo, por R$ 23.670. Questionada pelo Jornal do Carro, a BMW preferiu não falar quantas unidades da K 1600 Bagger já foram reservadas.
De volta à BMW, a moto cobra caro, mas entrega boa lista de série. De série, tem freios assistidos por ABS, controle de tração dinâmico e ajuste eletrônico de suspensão. Também traz de fábrica conteúdos como aquecimento para manoplas e banco, farol de xênon, além de lanterna e luzes de seta iluminadas com LEDs.
Na segurança, há ainda itens como controle eletrônico de velocidade, computador de bordo, assim como programa com diferentes modos de condução. No entretenimento, destaque para preparação para GPS, Bluetooth e rádio. Por fim, o para-brisas tem ajuste elétrico.
Outro destaque desta cruiser da família K são os recursos tecnológicos. Eles são semelhantes aos recursos dos automóveis da BMW, com farol direcional, assistente de arranque em rampa, monitor de pressão dos pneus e assistente de trocas de marchas – tem marcha à ré, inclusive. Por fim, há alarme antifurto e partida do motor por botão.
Motorização
Para fazer jus ao preço sugerido, a K 1600 Bagger entrega alto desempenho. Assim, a fabricante optou pelo motor de seis cilindros em linha de 1.649 cm³ e 4 tempos, com 24 válvulas e duplo comando. Ele gera potência de 160 cv a 7.750 rpm e torque máximo é de 17,8 mkgf a partir de 5.250 rpm. Já o câmbio tem 6 marchas, com transmissão por eixo cardã.