Revelada no exterior em 2019, a nova Africa Twin finalmente chega ao Brasil a partir de R$ 70.490. Disponível em duas versões, a segunda geração da Big Trail muda a nomeclatura para CRF 1100L por causa do maior motor, que é mais potente e gera mais torque em baixas e altas rotações.
Completamente nova desde o chassi, a motocicleta importada do Japão estreia no Brasil com nomes longos. A primeira se trata da CRF 1100L Africa Twin e a segunda, com apelo esportivo, chama-se CRF 1100L Africa Twin Aventure Sports ES (que já testamos na Itália).
Novo motor
O propulsor bicilíndrico cresceu de 998 cm³ para 1.084 cm³, e, por isso, a nomenclatura passou de CRF 1000L para CRF 1100L. Como consequência, a potência subiu de 88,9 cv para 99,3 cv. E o torque aumentou de 9,5 mkgf para 10,5 mkgf a 6.000 rpm, com melhorias em baixas e médias rotações.
Atrelado ao novo motor há dois tipos de transmissão. A primeira se trata do câmbio convencional que foi atualizado e está 2,5 kg mais leve. Já o segundo câmbio é um automatizado de dupla embreagem (DCT).
Por sua vez, as duas versões da CRF 1100L possuem tanque de combustível de 18,8 litros. Mas quem optar por um tanque um pouco maior, deverá escolher entre a CRF 1100L Adventure Sports ES ou a CRF 1100L Adventure Sports ES DCT, cujos reservatórios recebem até 24,8 litros.
Em média, a Big Trail está cerca de 10 kg mais leve, graças às alterações nos materiais do motor, na suspensão e também a atualização no chassi de aço, que agora leva um subchassi de alumínio acoplado a ele.
Visual
Ambas passaram por uma grande repaginada no visual. A Honda afirma que o visual herdou muito da bicampeão do rali Dakar, a CRF 450 Rally.
Assim, receberam luzes diurnas, conjunto ótico completo em LED, bem como destaques visuais que reforçam sua personalidade. A linha também está mais fina e levemente vertical. O guidão está 2,2 cm mais alto, o banco foi redesenhado e é 4 cm mais estreito, e a altura em relação ao solo é ajustável em 850 mm ou 870 mm.
De acordo com a versão escolhida, as novas rodas de alumínio de 21 e 18 polegadas trazem novas bandas de rodagem e novo desenho.
O para-brisa da versão de entrada é fixo e baixo, mas na versão Adventure Sport ES o componente oferece regulagem com cinco posições.
O quadro de instrumentos TFT é sensível ao toque, mesmo com o uso de luvas, e tem 6,5 polegadas. O display oferece conexão com Apple CarPlay e Android Auto via Bluetooth ou cabo USB, e permite escolher um entre quatro modos de condução.
Ajustes eletrônicos
O sistema eletrônico da nova Africa Twin dispõe de programa com quatro modos de condução. São eles: Urban, Tour, Gravel e Off-Road. A depender da escolha do proprietário, os ajustes podem alterar a tração da moto, as respostas do acelerador, a atuação dos freios ABS, bem como a função antiwheeling, que evita que a moto empine em acelerações mais fortes.
Além disso, a Honda fornece a criação de dois perfis distintos para personalizar os modos de condução. Eles podem ser configurados diretamente no display do quadro de instrumentos.
Tecnologias e segurança
O “cérebro” por trás dessas configurações, na verdade, fica no centro da moto e chama-se IMU (Unidade de Medição Inercial). O dispositivo lê parâmetros relativos à altura, inclinação em curva, velocidade das rodas, abertura do acelerador e rotação do motor. Além disso, consegue identificar características do percurso, como aclives, declives e curvas.
Dessa forma, o IMU permite a mudança de comportamento da moto conforme o modo de condução. O sistema consegue ainda gerenciar todas as tecnologias de segurança e assistência ao piloto, tais como os freios ABS traseiros, a função antiwheeling, controle de tração HSTC, controle de velocidade, rear lift control (limita o levantamento da roda traseira em frenagem), por exemplo.
Africa Twin Adventure Sports ES
Além das mudanças estéticas em relação à Africa Twin regular, a mais off-road adota suspensões de controle eletrônico Showa EERATM — por isso a sigla “ES”. Como resultado, o conjunto fornece maior conforto em baixas velocidades e estabilidade em velocidades elevadas. Para fechar o pacote de exclusividades, os pneus desta configuração não tem câmara de ar.
Preços
A Honda começa hoje a aceitar reservas para a CRF 1100L, cujos valores iniciam em R$ 70.490. A previsão, portanto, é de que as versões com câmbio convencional cheguem até julho. Em agosto, as configurações com câmbio de dupla embreagem chegam as concessionárias. Veja os preços abaixo:
Câmbio regular
- CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou vermelho): R$ 70.490
- CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branca): R$ 90.490
Câmbio automatizado de dupla embreagem
- CRF 1100L Africa Twin DCT (vermelho): R$ 76.804
- CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branca): R$ 96.626