“Aí sim, fomos surpreendidos novamente”, o bordão do ex-técnico da seleção brasileira, Zagallo, é algo que cai perfeitamente ao novo e inédito modelo da Harley-Davidson, a big trail Pan America.
A big trail havia sido mostrada em 2018, ainda como conceito, e agora no Salão de Milão (EICMA), que é o maior do mundo, foi mostrada em sua versão final e também com detalhes importantes que confirmam que ela é, no termo da moda, a moto mais disruptiva que a Harley-Davidson já produziu.
Leia Mais
- BMW, Harley-Davidson e Ducati abandonam o Salão Duas Rodas
- INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Motor
Uma das inovações é o propulsor. Batizado de ‘Revolution Max’, tem foco em desempenho, diferentemente da maioria dos propulsores da marca até então. Com 1.250 cm³, ele rende 145 cv e 12,4 mkgf. A Harley-Davidson deu um jeitinho de manter a tradição usando a arquitetura V2 em 60º e ainda adicionar duplo comando de válvulas no cabeçote.
Pelo foco no desempenho, inclusive, ele tem refrigeração a água, como era no motor da V-Rod. Hoje, os motores mais modernos da Harley-Davidson tem arrefecimento a ar para o bloco e óleo no cabeçote. A refrigeração líquida garante melhor performance em qualquer situação, já que o calor gerado pelo motor não afeta o desempenho e não deixa perder rendimento.
Transmissão
A maioria das motos da Harley-Davidson utilizam transmissão final por correia. Que em geral lida melhor com o torque e tem uma necessidade de troca menor. Porém, para uma moto que vai poder encarar condições mais adversas, como a Pan America, a empresa optou pelo “clássico”: corrente. Isso garante uma manutenção mais simples, se necessário, além da capacidade de reparo em um caso de urgência. Ainda assim, a maioria de suas rivais na categoria, como as líderes BMW R 1250 GS e Triumph Explorer 1200 usam cardã, um sistema considerado ainda mais confiável para esse tipo de aplicação “todo terreno”.
Equipamentos
A Harley-Davidson ainda não divulgou o pacote completo da Pan America, porém algumas coisas é possível saber. Ela terá painel virtual em TFT, que permite ser configurado de diversas maneiras, como as rivais R 1250 GS, Explorer 1200 e Africa Twin 1100, por exemplo.
A Pan America vai oferecer ainda para-brisa ajustável, aquecedores de manoplas, controle de tração e de velocidade de cruzeiro. Mas um dos principais itens da nova big trail será a possibilidade de contar com suspensão com ajuste eletrônico de pré-carga.
Freios e pneus
A Harley-Davidson também anunciou parceria com a Brembo e a Michelin, empresas com as quais ela já tem um relacionamento. A grife italiana de freios desenvolveu novas pinças de freios monobloco com quatro pistões especialmente para big trail, enquanto a marca francesa de pneus participa do desenvolvimento das motos criando os pneus especificamente para os modelos.
Para outros modelos, a Harley-Davidson já tem uma parceria com a Michelin, que criou uma linha de pneus “Harley-Davidson”. Eles foram criados pela empresa francesa, mas trazem a marca da H-D estampada, apesar de o mesmo pneu ter uma versão normal.