A Honda CG é a moto mais vendida do mercado brasileiro. De acordo com números da Fenabrave, a street representa quase 20% de todas as vendas reunidas no acumulado de 2022. Das 744.311 motos emplacadas entre janeiro e julho deste ano, 209.226 são Honda CG. Desse modo, fica nítido que a marca segue a máxima: “Em time que está ganhando não se mexe”. Afinal, para a linha 2023, houve apenas a inclusão de uma cor ao portfólio. E nada mais.
A partir de agora, a versão Start, que é a mais barata da gama – composta também por Fan, Titan, e Cargo – oferece a nova opção de cor Azul Perolizado. A novidade se une aos tradicionais tons vermelho e preto.
Motor não mudou
Nascida em 2015, a integrante da família CG continua com o motor FlexOne de 160 cm³. O monocilíndrico de 4 tempos arrefecido a ar tem 162,7 cc e potência de até 14,9 cv. Já o torque máximo fica em 1,40 mkgf a 7.000 rpm. O sistema de partida é elétrico e tem injeção eletrônica. Ademais, a CG Start tem câmbio de 5 marchas.
De acordo com a Honda, os oito anos da CG Start já renderam 609.981 unidades produzidas. Números até julho de 2022. Entretanto, 91.748 delas com motor 150 cc (comercializado no primeiro ano de mercado).
Ainda na engenharia, permanece a suspensão dianteira tipo SFF (Separated Function Fork). Atrás, conjuntos amortecedor-mola de dupla ação. Há, portanto, possibilidade de regulagem na carga da mola em cinco posições. O sistema de frenagem, por fim, é CBS.
Bem como a mecânica, a moto mantém o visual inalterado. Vale lembrar que, na renovação de 2022, a moto recebeu nova carenagem frontal e painel. Assim, continuam detalhes como o chassi de aço estampado com arquitetura tipo Diamond e o quadro de instrumentos com mostrador digital.
A Honda CG Start custa R$ 12.650 na linha 2023. Tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem. O modelo chega às concessionárias de todo o País a partir deste mês.
Mais de 14 milhões
Feita na Zona Franca de Manaus, a Honda CG estreou no Brasil há 46 anos, em 1976. Desde então, a popular motocicleta da marca japonesa já emplacou mais de 14 milhões de unidades no País, grande parte delas já de produção nacional. Modelo de massa, ela detém quase 80% do mercado com suas diferentes versões. Não por acaso, a CG é atualmente o veículo com maior produção e vendas locais, superando – em muito – a também líder, Fiat Strada.