Tiger 900: Triumph revela nova geração de sua big trail

Triumph Tiger 900 chega para suceder a Tiger 800 com cinco novas versões e motor de 95 cv

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NAS IMAGENS, A TIGER 900 RALLY PRO Crédito: TRIUMPH/DIVULGAÇÃO

A Triumph surpreendeu a todos apresentando ainda em 2019 a nova geração da sua big trail intermediária, a Tiger 900. O modelo substitui a Tiger 800 e chegará às lojas com cinco versões, mais capacidade off-road e um novo motor. As versões, das mais on-road para as mais off-road, são: Tiger 900, 900 GT, 900 GT PRO, 900 Rally e 900 Rally PRO.

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Tiger 900: Mais torque e potência

Falando primeiro da motorização. A Tiger 900 manteve a configuração de três cilindros em paralelo, mas aumentou a capacidade cúbica para 888 cm³. Esse novo motor também está em conformidade com o Euro 5, nível de emissões e ruídos que passa a valer em 2020 na Europa.

O novo propulsor rende 95 cv a 8.750 rpm e 8,8 mkgf a 7.250 rpm. Segundo a Triumph, ele rende 10% mais torque que o antigo motor da Tiger 800, especialmente em baixas e médias rotações. A potência cresceu 9% em relação ao anterior.

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Big trail ficou 5 kg mais leve

A Tiger 900 ficou 5 kg mais leve que a geração anterior, a Tiger 800. A Triumph promete que o modelo ficou mais ágil que nunca. Tem um novo chassi de treliça de aço e um sub-chassi de alumínio.

As suspensões variam conforme a versão, já que tem especificações diferentes para funções diferentes, desde um uso mais on-road para outros mais off-road. Para as mais on são suspensões Marzocchi com 180 mm de curso na frente e 170 mm na traseira.

Na versão Tiger 900 não há ajuste na dianteira, apenas de pré-carga na traseira. Na 900 GT há ajuste manual de compressão e retorno em ambos e na 900 GT PRO o adicional é o ajuste elétrico na traseira.

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Para as versões 900 Rally e 900 Rally PRO há um curso maior, de 240 mm na dianteira e 230 mm na traseira. Os componentes são fornecidos pela Showa e tem ajustes totais, de retorno, pré-carga e compressão.

Em todas as variantes, o sistema de freios é o Brembo Stylema com discos duplos de 320 mm na dianteira e simples de 255 mm na traseira. As pinças são monobloco com quatro pistões na frente e um atrás. A exceção da versão de entrada, todas tem ABS com função de curva.

As rodas são de liga-leve para as versões de entrada e da gama GT com medidas de 19 polegadas na frente e 17″ atrás. No caso das versões Rally, as rodas são de 21″ na dianteira e 17″ na traseira.

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Ergonomia

Com foco em melhorar o conforto da Tiger 900 em longas viagens, a Triumph optou por aumentar o tanque de combustível para 20 litros. O novo para-brisa, maior, também é ajustável. Na ergonomia, a empresa deixou o banco mais estreito e o guidão foi recuado 10 mm.

As pedaleiras mudam de posição conforme o modelo, já que o foco de uso altera em cada versão, mas podem ser ajustadas em até 20 mm devido a um ajuste em duas posições. Na versão base, o guidão tem 830 mm de largura, depois passa para 930 mm (GT) e 935 mm (Rally), respectivamente.

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Tecnologia

Para as versões GT e Rally a Tiger 900 terá um painel de instrumentos de TFT colorido com 7 polegadas e quatro opções de grafismo. Ele pode ainda contar com fundo branco ou preto. A Triumph optou por um vidro que evita reflexo. Para as versões GT Pro e Rally Pro há ainda a função de conectividade com smartphones. Na versão de entrada, a tela de TFT tem 5 polegadas.

Dependendo da versão há ainda controle de tração e unidade de medição inercial (IMU). São até seis modos de condução que controlam o acelerador, intervenção do controle de tração e ABS. Os modos são: rain, road, sport, off-road, off-road pro e configurável.

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Apenas a 900 Rally Pro traz todos, na 900 GT Pro há Rain, Road, Sport, Off-Road e Configurável. A 900 Rally e a 900 GT vêm com os Rain, Road, Sport e Off-Road. A versão de entrada, Tiger 900, Rain e Road.

Para as versões Pro, a Triumph desenvolveu um novo quickshift (sistema que permite trocar marchas sem acionar o manete de embreagem) para subir e descer marchas. Além disso, há uma nova embreagem assistida, o que reduz o esforço na hora de acionar.

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