A Triumph divulgou informações e imagens da nova geração da sua cruiser Rocket III. A primeira geração surgiu em 2004 e a segunda chegará às ruas mantendo sua principal característica. O maior motor de moto produzido em série no mundo. O modelo chega às lojas do Brasil em 2020.
A nova Rocket III vem equipada com um motor três cilindros de 2.458 cm³. Agora ela entrega 11% a mais de potência que a geração anterior, chegando aos 167 cv a 6 mil rpm. O torque de 22,5 mkgf está em 4 mil rpm. A transmissão é de seis marchas.
Outros itens técnicos conferem a Rocket III quase um status de moto esportiva, como os freios. Na frente são dois discos de 320 mm, da Brembo, com pinças monobloco com quatro pistões. Atrás vai um disco simples de 300 mm, também da Brembo e com um pistão. O sistema antitravamento (ABS) é do mais avançado com funcionamento otimizado para curvas. Isso significa que ao frear com a moto inclinada, a moto não vai perder a trajetória.
Na dianteira, suspensão Showa invertida com bengalas de 47 mm de diâmetro e 120 mm de curso. Atrás, também Showa com reservatório externo – o que garante maior precisão no amortecimento, mesmo com uso extremo – e seletor giratório para o ajuste de pré-carga. O curso é de 107 mm. As duas têm ajustes de compressão, retorno e pré-carga.
Com um projeto completamente novo, a Triumph conseguiu reduzir em 40 kg o peso total da Rocket III em relação a geração anterior. Só no motor a marca conseguiu diminuir 18 kg graças a uma série de melhorias nos materiais utilizados. Seu quadro agora é de alumínio com um projeto novo, o que reduziu o tamanho, a massa, e, segundo a Triumph, o centro de gravidade e a distribuição de peso.
Pacote eletrônico de peso
A Triumph Rocket III ganhou uma série de auxílios e itens que já estavam disponíveis em outros modelo da marca. Entre eles, o painel de TFT de 2ª geração, que permite integração ao Google Maps e também ao controle de câmeras GoPro.
Parte essencial da nova eletrônica embarcada é a Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos. Isso significa que essa central eletrônica é responsável por ler dados de aceleração, inclinação e velocidade das rodas. Com isso ela controla os freios ABS, o controle de tração e até os modos de condução.
Para receber os modos de condução, a marca adotou também o acelerador eletrônico na Rocket III. São quatro modos: road, rain, sport e rider (configurável). Eles, além de controlarem a resposta do acelerador, alteram também a intervenção do controle de tração. Há ainda auxílio de partida em rampa, partida com chave presencial, controle de velocidade de cruzeiro, manoplas com aquecimento e uma entrada USB sob o banco.
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Duas versões GT e R
Pela primeira vez o modelo chega em duas versões. A primeira, R, tem estilo mais esportivo, enquanto a GT apela para um conforto extra para viagens, especialmente para carregar o garupa. Esteticamente, as motos são iguais, inclusive evocando a primeira geração com os faróis duplos, mas agora de LEDs.
A mais, a GT traz um apoio de lombar para o garupa (sissy bar), um guidom mais alto e largo para maior conforto e um pequeno para-brisa sobre os faróis. Na R, o guidom é reto, ao estilo das motos de arrancada, e sobre o farol há apenas um defletor na cor da moto.
O assento, tanto do piloto quanto do garupa, é igual para ambas, mas está fixado em alturas diferentes. Na Rocket III R, o garupa fica a 773 mm, enquanto que na Rocket III GT fica a 750 mm. Na R, as pedaleiras ficam mais recuadas, e podem ser ajustada em até 15 mm de altura para o piloto. Na GT, mais avançadas, ao estilo custom, com três ajustes para avançar ou recuar em até 25 mm.
A Triumph Rocket III R será oferecida nas cores Vermelha Korosi ou Preta Phantom. A Rocket III GT será oferecida na cor prata com faixas vermelha e cinza ou preta Phantom.