A obsolescência programada do vice

Hyundai HB20 vai ganhar nova geração no ano que vem e nem sentirá a queda de vendas que o tempo poderia lhe impor

Hyundai HB20 R-Spec Crédito: Crédito: Hyundai/Divulgação

A Hyundai estudou muito bem o mercado brasileiro para lançar o HB20 em setembro de 2012. Viu o que tinha de bom na concorrência, em especial no Volkswagen Gol, e fez um carro sólido, bom de dirigir, que dá pouca manutenção e com um visual moderninho e diferente que agradou muito à época. Não por acaso virou o vice líder do mercado brasileiro.

Leia mais:

Instagram: @dicopr

Continua depois do anúncio

Hoje, após uma única reestilização, em 2015, o HB20 já parece um pouco datado. E o leve declínio de suas vendas confirmam isso. Porém, como eu disse antes, a marca estudou muito bem o mercado brasileiro ao lançar o hatch e não parou por lá. E em uma espécie de obsolescência programada do “bem”, sua nova geração chega (até o segundo semestre de 2019) justamente quando ele começa a perder um pouco de força. Parece até que a marca adivinhou.

Mesmo assim, ele possivelmente entregará para a Hyundai a vice-liderança do mercado no fim do ano, um feito gigantesco para um carro de seis anos que pertence a uma marca que não está entre as “Top 5” de vendas. Prova de que o produto é bom.

Veja mais: Cuidados para evitar problemas com o câmbio automático


Veja mais: detalhes da galeria

Sobre a nova geração, flagras mostram que o carro ficará um pouco maior, com 5 cm a mais de entre-eixos, e que o foco continuará sendo no design. Brasileiros que fazem parte do projeto foram ao centro de desenvolvimento do grupo Hyundai-Kia em Namyang, Coreia, e gostaram do que viram na aprovação de estilo.

Motores do vice serão os mesmos

Em termos de plataforma e mecânica, não haverá mudanças. Seguem o 1.0 aspirado, o 1.6 e o 1.0 Turbo, talvez com algumas melhorias para render mais, como injeção direta de combustível. Outra atualização deverá ser na retirada do tanque de partida a frio, que não faz mais sentido. De resto, como os motores do carro são relativamente modernos, a Hyundai dará uma economizada neste aspecto, o que é normal.

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio