A surpreendente força de um veterano

Veterano Volkswagen Gol emplaca a quarta posição do ranking de vendas em agosto com 6.628 unidades

Volkswagen Gol Crédito: Crédito: Volkswagen/Divulgação

O veterano Volkswagen Gol está há 10 anos sem ganhar uma nova geração. O campeão do mercado por 26 anos até recebeu duas reestilizações no período, a última em 2016, mas nada que mudasse radicalmente o modelo de uma década atrás, o bom G5.

Porém, a idade avançada do Gol não parece estar atrapalhando sua vida no mercado. Tanto que ele ficou na quarta posição no ranking de vendas em agosto, com 6.628 unidades emplacadas. Este número está há anos luz do Chevrolet Onix, o líder atual, que teve incríveis 21.763 entregas. Ou bem distante até mesmo do terceiro colocado, o Ford Ka, que foi parar em 10.118 garagens.

Leia mais:

Continua depois do anúncio

Instagram: @dicopr

Porém, o Gol não tem sido o alvo preferencial do marketing da Volkswagen, que escolheu corretamente o Polo. Justamente por isso, a força do hatch no mercado merece ser louvada, aliás, por muitos aspectos. O carro é bom, não há como negar. O motor 1.0 de três cilindros é muito eficiente e o 1.6 de até 120 cv mostra bom torque.

Já o câmbio, o excelente MQ200, parece ter a capacidade de ficar bom em qualquer carro e deixa a condução manual das marchas suave e divertida. Fora o powertrain, a suspensão é robusta, o espaço interno é bom, há um multimídia interessante… Ou seja, tirando a “casca” já uma pouco ultrapassada, o pacote do carro é dos mais interessantes em termos de modelo de entrada no Brasil.


Veterano é boa compra racional

Para quem não liga de ter o carro da moda e busca uma aquisição mais racional, conhecer o Gol pode ser o ponto que faltava na decisão de compra. Que de jeito nenhum vai causar arrependimento. A não ser pelo preço do seguro em alguns locais. Mas aí não é culpa da Volkswagen né…

Veja mais: Os 20 carros mais vendidos de agosto

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio