Brasil vai virar mercado de carros caros

Com o crescimento nas vendas de modelos acima dos chamados “populares”, marcas focam em carros mais caros para lucrar mais

Honda Crider Crédito: Crédito: Honda/Divulgação

Há alguns anos, os esforços da indústria automotiva brasileira se baseavam em criar carros mais baratos e acessíveis, pensamento que vinha da Europa e ganhava força em outros continentes, como a Índia, com a Tata, que queria fazer o carro mais barato do mundo e fez. O Nano, um fiasco!

Até pequenos SUVs começaram a ser cogitados, tarefa só concluída de certa forma por Renault, com o Kwid, e Honda, com o WR-V. Porém, foram os modelos mais caros, acima de R$ 80 mil, que começaram a ganhar terreno e gerar mais lucratividade para as montadoras.

Leia mais:

Continua depois do anúncio

Instagram: @dicopr

Esta mudança de rumo será a responsável por uma enxurrada de SUVs da Volks, um utilitário da Toyota e até mesmo picapes de marcas nunca que fizeram uma, como Mercedes e Hyundai.

Crider pode ser mais um destes carros caros

Agora é a vez da Honda flertar com este movimento ao registrar no Brasil, no INPI, o Crider, um sedã de origem chinesa que ficaria entre o Civic e o City, mais especificamente o tamanho do Civic e a simplicidade maior do City. É um modelo que, se vier (o registro, apenas, não confirma isso e nem a Honda, pelo menos não nos próximos dois anos), custaria cerca de R$ 85 mil, caro para o poder aquisitivo brasileiro.


Mas como não há sinais econômicos de reversão da facilidade de crédito e de aumento de poder de compra do brasileiro “básico”, as marcas focam em quem pode comprar carros, a famosa classe média, que até reclama que o preço do carro é alto, mas que não deixa de comprar modelos novos a cada duas primaveras.

Veja mais: Os carros mais vendidos na primeira quinzena de setembro

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio