O veterano que não enxerga mais seus rivais

Chevrolet Onix vai batendo recordes de vendas sucessivos e nem consegue mais enxergar seus rivais, tamanha a
distância

Chevrolet Onix LTZ 2019 Crédito: Crédito: Chevrolet/Divulgação

Ter um posição pioneira, enxergar adiante, é uma característica que fatalmente levará um produto ao sucesso em qualquer segmento. O iPhone e sua tela sensível ao toque são o exemplo perfeito disso. O veterano Chevrolet Onix não é tão revolucionário quanto foi o telefone da Apple, mas foi o primeiro modelo popular a ter uma boa central multimídia, equipamento que se tornou um grande diferencial de vendas no mercado.

Com isso, ele viu um mercado dominado antes por Volkswagen Gol e Fiat Palio se curvar aos seus pés. Mas não foi só isso. O modelo, que estudou muito bem seus rivais, tinha um desenho genérico dos mais bem feitos, capaz de agradar na medida e, mais importante que isso, não desagradar ninguém. Tanto que, mesmo recebendo uma leve reestilização apenas no período, tem o mesmo desenho base desde outubro de 2012 e em nenhum momento parece ter esta idade.

Leia mais:

Continua depois do anúncio

Instagram: @dicopr

Além disso, há a força da rede GM, enorme, a força da marca e por aí vai. Diversos atributos que colocam o Onix em uma excelente posição de mercado. Só que há mais que isso. Existe um movimento daqueles difíceis de explicar apenas com dados, já que a diferença do GM para seus rivais é grande demais e não se explica só por qualidades, muitas delas que seus rivais têm também.

Vendas do veterano são gigantescas

Em setembro, o Onix teve 17.981 unidades vendidas. É mais que o segundo colocado, o Ford Ka (8.680), e terceiro, o Hyundai HB20 (8.626), juntos. E ainda sobra 675 Onix de brinde. No acumulado do ano, a mesma “surra”, com 146.217 Onix contra 78.757 HB20, o segundo na junção das vendas anuais. É uma diferença tão grande que nem mesmo os mais otimistas idealizadores do Onix poderiam prever.


Uma nova geração do modelo vem por aí. Será lançada em 2019, maior, mais cara e, por isso, não aposentará a atual, que vai permanecer no mercado assim como na reestilização, em versão Joy. Parece ser a decisão mais adequada perante estes números de vendas tão matadores.

Resta saber apenas se a GM vai finalmente modernizar estes motores antigos do Onix. Que até vêm recebendo muitas melhorias, mas que estão bem distantes dos rivais em termos de tecnologia, em especial os da Volkswagen.

Veja mais: Os 10 carros mais vendidos nos Estados Unidos


Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio