Linhagem nobre
O Volkswagen Novo Polo está ligado diretamente ao Golf, um dos modelos mais bem-sucedidos na história da indústria automotiva

A Volkswagen do Brasil recorreu a um de seus automóveis mais icônicos, o Golf, como inspiração para criar o Novo Polo, modelo que representa o início de uma nova fase na história da fabricante no país. Assim, antes de mostrar as principais qualidades do hatch compacto premium – que já está sendo chamado de mini Golf –, vale a pena relembrar um pouco da trajetória do carro que o inspirou.
O VW Golf é um dos automóveis de maior sucesso na história da indústria automotiva. Lançado em 1974, foi criado com a missão de substituir o Fusca. Com visual assinado pelo renomado designer italiano Giorgetto Giugiaro, o Golf logo se tornou sucesso de público e crítica.
O modelo desembarcou pela primeira vez no Brasil em 1995 oferecido em três versões (GL, GLX e GTI), com motores 1.8 e 2.0. Era trazido do México e da Alemanha e rapidamente caiu no gosto do público. Em 1998, o hatch passou a ser produzido por aqui. Alguns anos mais tarde, ganhou visual exclusivo, criado por designers brasileiros.
A geração atual do Golf chegou ao mercado nacional em 2013, mais moderno do que nunca, trazendo itens como sete airbags, controle eletrônico de estabilidade, sistema start-stop (que desliga e liga o motor quando se está parado em semáforo, por exemplo, para economizar combustível), controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), detector de fadiga e assistente de manobras (Park Assist).
Outra característica do Golf é o seu apetite por prêmios. Desde que foi lançada no Brasil, a atual geração já faturou vários: “Carro do Ano 2014” (Revista Autoesporte), “Melhor Valor de Revenda – Hatch Médio” (Agência Autoinforme), “Melhor Compra – Esportivo” (Revista Quatro Rodas), tricampeão (2014/15/16) na categoria “Melhor Hatch Médio – Concurso Best Cars” (Revista Carro), “Carro do Jornal do Carro 2014” (Jornal O Estado de S. Paulo), bicampeão 2015/16 na pesquisa “Os Eleitos” (Revista Quatro Rodas), “Melhores do Ano – Hatch Médio” (Jornal do Carro, 2016), tetracampeão (2014/15/16/17) do prêmio “Melhores Carros” (site Best Cars), entre outros. Se não bastasse, o VW Golf foi reconhecido por sua segurança, ao receber cinco estrelas na avaliação do Latin NCAP para proteção de adultos e crianças em 2014 e 2017.
Com tamanho reconhecimento, não é de se estranhar que a Volkswagen tenha se baseado no Golf na hora de projetar o Novo Polo. Afinal, experiência é algo que se adquire e que deve ser utilizada com o intuito de aprimorar o que se planeja para o futuro. Olhar para a história é um dever para quem possui uma tradição tão rica e repleta de bons exemplos. É o que faz a Volkswagen ao desenvolver seus carros, como o Novo Polo.