Novo conceito para um carro revolucionário
Com o Polo, a Volkswagen lança seu primeiro modelo construído sobre a plataforma modular MQB.

Modularer Querbaukasten. O nome em alemão é quase impronunciável para os brasileiros, mas em tradução livre significa “bloco de construção modular transversal”, ou plataforma modular transversal. Ou simplesmente MQB, a sigla original. A principal característica dessa estrutura é possibilitar a construção de diversos modelos sobre a mesma base, permitindo o maior compartilhamento de peças e componentes. Estratégia similar já foi usada no passado, apenas com modelos da mesma categoria e porte. Já a MQB pode ser usada tanto para hatches compactos quanto para sedãs médios, por exemplo.
A base da plataforma MQB possui alguns pontos fixos, como a distância dos pedais para o eixo dianteiro e o uso de motores transversais (como o nome indica). A arquitetura eletrônica e os pontos de fixação de elementos, como ar-condicionado e sistema de áudio/multimídia, são os mesmos. De resto, tudo pode ser modificado de acordo com a necessidade do projeto.
Para o consumidor, a principal vantagem é o fato de as modernas técnicas de construção, que antes só eram usadas em veículos maiores e mais caros, serem adotadas também em carros menores, como o novo Polo, que estreia a plataforma MQB em modelos nacionais. Essa tecnologia permite ainda tornar o novo modelo mais leve, seguro e equipado que o antigo. Leveza significa eficiência. Segundo especialistas, o peso do veículo é responsável por aproximadamente 25% do consumo de combustível.
A plataforma MQB, porém, não é a única responsável pelo menor peso do Polo. A combinação “mais espaço com mais segurança e menor peso” se deve também à utilização de modernas tecnologias na produção do carro. Mais de 50% da estrutura do novo Polo é feita de aços especiais de alta e de ultra-alta resistência.
O assoalho, por exemplo, conta com aço conformado a quente – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional – que ajuda a reduzir o peso do automóvel ao mesmo tempo em que oferece mais segurança aos ocupantes em caso de colisões, assim como a coluna de direção deformável. Comparado ao modelo antigo, o novo Polo é 44% mais leve, ergonômico e equipado (em relação às versões 1.6). Não se pode esquecer do downsizing dos motores, que contam com mais componentes de alumínio.
Embora mais leve, a estrutura do novo Polo é extremamente rígida, ou seja, apresenta baixíssima torção. Na prática, isso se traduz em melhor comportamento dinâmico – especialmente em curvas – e maior prazer ao dirigir. Não é exagero afirmar que o Polo oferece o mesmo nível de conforto de veículos de categorias superiores, especialmente em termos de vibração e de isolamento acústico. Outro destaque é o espaço no banco traseiro, onde até os passageiros mais altos não têm dificuldade para se acomodar e nem de entrar, pois as portas apresentam grande ângulo de abertura.
Com tantos atrativos, fica fácil entender porque a Volkswagen define o novo Polo como “um hatch compacto para quem pensa grande”.