Números de furto e roubo preocupam motociclistas em todo Brasil
No Estado de São Paulo, por exemplo, uma moto é roubada ou furtada a cada 4 horas. Confira os dados de outras regiões brasileiras
O Brasil tem mais de 27 milhões de motos em circulação, ou seja, uma moto para cada oito habitantes, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Cada vez mais pessoas têm um veículo de duas rodas. Para se ter uma ideia, em 2008, a média nacional era de uma moto para cada 14 habitantes. A produção brasileira é de mais de 1 milhão de unidades por ano, o que garante ao Brasil o oitavo lugar no ranking dos maiores produtores de moto do planeta.
Mas se a produção de motos tem crescido nas últimas décadas, também aumentou o número de roubos e furtos. Principalmente nas capitais e regiões metropolitanas. Para ajudar a mostrar aos motociclistas a importância de ter um seguro, listamos os dados de roubos e furtos de motos em grandes capitais brasileiras:
BELO HORIZONTE
Na capital mineira, em 2017, foram 3.030 ocorrências, o que representa uma média de 8 motos roubadas ou furtadas por dia. Isso é equivalente a quase um veículo de duas rodas subtraído a cada 3 horas ¹.
CURITIBA
Na capital do Paraná, foram furtadas 591 motos e roubadas outras 48. A média, no primeiro semestre de 2019, foi de 3,5 unidades subtraídas por dia ou uma moto a cada quase 7 horas ².
PORTO ALEGRE
Um levantamento da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV) e do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindimoto) mostrou que, na capital gaúcha, entre 6 e 8 motos são furtadas ou roubadas a cada 24 horas³.
SÃO PAULO
Só na capital, em 2018, foram 6.379 roubos de motos, ou seja, 7 ocorrências por dia ou uma moto roubada a cada uma hora e 25 minutos⁴. No Estado de São Paulo, uma moto é roubada ou furtada a cada 4 horas, segundo levantamento do Núcleo de Pesquisa da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado)⁵.
Não corra risco! Proteja sua moto com a Suhai
Não importa a marca, o modelo ou o ano. Não importa se você é um motociclista que usa sua moto para lazer, trabalho ou prestação de serviço, a Suhai Seguradora aceita sua moto e por um preço até 80% menor que um seguro completo. Na Suhai é possível, sim, fazer um seguro e rodar por aí com tranquilidade.
O segurado Suhai conta com uma rede completa de assistência, que está disponível para atender aos seus clientes 24 horas por dia com profissionais especializados em oferecer um atendimento eficaz, rápido e que dê suporte em qualquer situação, em qualquer lugar do Brasil.
Fontes:
1- Detran, 2017.
2- Sesp, 2019.
3- DRV e Sindimoto, 2018.
4- SSP-SP, 2018.
5- Fecap, 2018.