Carros bons que deveriam voltar ao Brasil

Modelos como Corsa, que deixaram saudades, ainda existem em outros mercados

Atual Corsa europeu Crédito: Opel/Divulgação

Vocês se lembram do Corsa? Ele foi um grande sucesso no mercado brasileiro, e marcou uma era de ouro da Chevrolet no País.

Hoje, a montadora é líder de vendas. Na época, não era. Então, talvez a era de ouro da Chevrolet no País seja agora. Para a marca.

Para o consumidor, no entanto, houve uma época em que linha da montadora era muito mais incrível do que antes. Tinha Corsa, tinha Astra, tinha Vectra, tinha Meriva e Zafira. Tudo em dia com o mercado europeu, e com as tecnologias mais avançadas da indústria mundial na época – talvez, os motores fossem exceções (a marca nunca foi um grande destaque nesse quesito no mercado brasileiro).

Continua depois do anúncio

Vídeo da semana: Histórias sobre Senna que você nunca ouviu antes

Mas não foi apenas a Chevrolet que vendeu carros que deixaram saudades. Em uma época em que importantes carros globais como Focus, Fiesta e as principais versões do Golf estão dizendo adeus, relembramos carros que já estiveram aqui, mas não estão mais.


O que têm em comum? Como o Corsa, a maioria continua sendo feita em países da Europa, ou nos EUA. Mas, por aqui, são apenas uma alegre lembrança.

LEIA TAMBÉM

Nesse grupo, podemos colocar também o Mégane, da Renault. Foi um carro e tanto, em uma época em que a marca, no Brasil, era de fato Renault, e não Dacia.


Hoje, a Renault produz no Brasil carros de sua subsidiária europeia de baixo custo Dacia, e os vende com seu logotipo. Além do Kwid, que é um projeto da montadora para a Índia.

E quanto ao Fiat 500? Qual é hoje, no Brasil, a alternativa para quem quer um carro pequeno, urbano e cheio de tecnologia? Um Mini, talvez, mas o preço é bem superior ao que era sugerido para o pequeno hatch de origem italiana.

São muitos os carros que deixaram saudades, e que deveriam voltar ao mercado brasileiro. Tanto que não dá para falar sobre todos em uma mesma análise. Então, vamos dividir por partes. O post de hoje será dedicado à antiga família Chevrolet.


 

Veja também: Carros bons que não estão no Brasil

Veja mais: detalhes da galeria

 


Marcas são de outro grupo

Nem que a Chevrolet quisesse reviver Corsa, Zafira, Meriva, Vectra e Astra no Brasil, ela poderia. Esses modelos eram de uma época em que a subsidiária brasileira era “casada” com a europeia.

Só que, assim como os Dacia são Renault no Brasil, os Opel eram Chevrolet no País. A Opel era a subsidiária alemãda Chevrolet.

 


Vídeo relacionado: O segredo do sucesso do Onix

 


Os carros da Opel eram vendidos em todo o Velho Continente. Exceto na Inglaterra. Por lá, usavam a bandeira Vauxhall.

Só que Opel e Vauxhall não são mais da General Motors, a empresa que é dona da Chevrolet. As duas montadoras foram adquiridas pela PSA, proprietária da Peugeot e da Citroën.

Muitos modelos Opel e Vauxhall que marcaram época no Brasil, no entanto, continuam existindo por lá.


Corsa e Vectra

O Corsa e o Vectra são candidatos a dois dos mais icônicos modelos da Chevrolet no Brasil. Talvez, percam apenas para o Opala.

O Corsa foi produzido no País, em dia com a Europa, durante duas gerações. Foi feito por aqui entre 1994 e 2012, e teve versões hatch, perua, sedã e picape.

Nos últimos tempos do Corsa, o que restava era apenas a versão sedã de primeira geração, reestilizada e, no fim, rebatizada de Classic.


O hatch Corsa, a versão de maior sucesso, foi sucedida pelo Agile em 2009. Em 2012, veio o Onix, que é hoje o carro mais vendido do Brasil.

Na Europa, ainda existe. Está em sua quinta geração, que começou a ser feita em 2015. Recentemente, ganhou a versão de apelo esportivo GSI – na linha 2019.

Já o Vectra foi apresentado aos brasileiros em 1993, mas a mais marcante geração no País foi sua segunda, de 1996. Era um dos carros nacionais mais tecnológicos e desejados da época.


A terceira geração do Vectra brasileiro, porém, já não estava em dia com o europeu. Foi desenvolvida no País, e usava a mesma base do Astra, que também já estava defasado por aqui.

Ainda assim, fez sucesso, e teve longa carreira. Só deixou de ser feito em 2011. Seu sucessor foi o Cruze.

Na Europa, o Vectra disse adeus antes, em 2008. Em seu lugar ficou o Opel Insignia, ainda em produção.


Astra

O hatch Astra teve versões hatch e sedã, e foi produzido no Brasil entre 1995 e 2011. É outro que, apesar de ter sido lançado em dia com a Europa, já era um dinossauro no mercado brasileiro em seus últimos tempos.

Por aqui, ele conviveu com o hatch Vectra GT, que era basicamente a nova geração do Astra europeu rebatizado para o mercado brasileiro.

Esse modelo foi lançado em 2007 mas, na verdade, também não tinha a mesma base do Astra feito na Europa. Por lá, o Opel Astra ainda é produzido, e está em quinta geração.


Zafira e Meriva

Os dois monovolumes foram também versões brasileiras de carros europeus, mas não sobreviveram por aqui por mais de uma geração.

Quando começou a fazer novas gerações desenvolvidas localmente, atrasadas ante as europeias, a Chevrolet decidiu desistir de Zafira e Meriva. Ambos foram substituídos por um único produto, o Spin, lançado em 2012.


Opel Zafira atual (em versão furgão)

Na Europa, a nova Zafira foi apresentada recentemente, como um modelo de passageiros com mais apelo comercial. Isso porque passou a ter também versão furgão. O Meriva deixou de ser produzido em 2017 para o mercado europeu.

 

Veja também: 15 carros com consumo muito alto

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio