Polo é ameaçado pelo principal rival

Desde o lançamento do Polo, hatch Argo nunca havia obtido uma grande aproximação no ranking de vendas

Hatch Argo x VW Polo Crédito: Foto: JF Diorio/Estadão

O hatch Argo pode ter sido a maior vítima do sucesso instantâneo do Polo. O modelo da Fiat não obteve sucesso imediato. Porém, já nos últimos meses do ano passado, reagiu e passou a ocupar espaço no ranking dos dez mais vendidos.

 

LEIA TAMBÉM

Continua depois do anúncio

Em novembro, veio o Polo, para “atazanar” a vida do hatch Argo. O Fiat, principal rival do Volkswagen, começou a perder espaço novamente.

Tanto que, no primeiro trimestre do ano, o hatch Argo ficou fora do “top 10”. Ele foi o 11º carro mais vendido do Brasil.

 


CONFIRA O PERFIL DA AUTORA DO BLOG NO INSTAGRAM

 

Abril, porém, pode ser a hora da virada para aquela que é, hoje, a principal aposta da Fiat no mercado. A primeira quinzena mostra o hatch Argo de volta ao “top 10”.


Esta, porém, não é a notícia principal. Afinal, o Argo ganhou apenas uma colocação no ranking. Ele ocupa, no período, o décimo lugar.

 

VEJA TAMBÉM: 20 USADOS PARA COMPRAR DE OLHOS FECHADOS


Veja mais: detalhes da galeria

 

A melhor notícia para o Fiat é que ele se aproxima perigosamente de seu principal rival – e algoz: o Polo. De 1º a 15 de abril, foram vendidos 2.469 exemplares do hatch Argo.

Do Polo, foram comercializadas 2.722 unidades. A diferença, portanto, é de apenas 253 unidades, ou cerca de 10%.


No primeiro trimestre, essa diferença foi bem maior. O Polo obteve 17.721 emplacamentos, cerca de 37% a mais que o Argo (12.867).

PONDERAÇÃO

Essa redução da diferença pode significar que o Argo, ao fechamento do mês, tem chances de equilibrar, finalmente, o jogo com o Polo? Pode sim.

Aliás, essa seria a leitura mais óbvia da situação. Já falamos aqui que o Polo é superior ao Argo – e a todos os carros do segmento (leia detalhes).


O modelo da Fiat, porém, não faz feio diante do Polo. Na opções intermediária até venceu o comparativo promovido pelo Jornal do Carro. Além disso, o Argo é mais barato em todas as versões.

Daria, portanto, para imaginar sim, entre eles, um duelo de vendas mais equilibrado do que o que ocorreu até agora.

Mas é preciso ponderar os números da primeira quinzena. Por quê? Porque a Fiat é a rainha da venda direta. Tanto que dois de seus carros que são destaques no atacado, Strada e Toro, também foram muito bem na primeira quinzena.


A Strada foi o quinto carro mais vendido do País; a Toro, o nono.

As vendas diretas tendem a “inflar” os emplacamentos em um curto período. Isso porque, no caso de negócios fechados com frotistas, são emplacados muitos exemplares simultaneamente.

 


HATCH ARGO NÃO É TÃO FORTE NO ATACADO

A favor do Argo, porém, há o fato de que ele não é um dos Fiat mais negociados no atacado. Em março, por exemplo, foi apenas 21º colocado no ranking de vendas diretas. No varejo, foi nono.

Ainda assim, o atacado tem mais representatividade nos emplacamentos do hatch Argo que nos do Polo. Em março, representou 26% das vendas do Fiat e 17,5% das do Volkswagen.

O encerramento de abril, portanto, poderá dizer com mais clareza se essa briga esquentou de vez. Argo e Polo, afinal, é uma rivalidade bastante esperada, pois estamos falando dos carros mais importantes de duas das principais montadoras do País.


 

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio