O hatch Argo pode ter sido a maior vítima do sucesso instantâneo do Polo. O modelo da Fiat não obteve sucesso imediato. Porém, já nos últimos meses do ano passado, reagiu e passou a ocupar espaço no ranking dos dez mais vendidos.
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Continua depois do anúncioEm novembro, veio o Polo, para “atazanar” a vida do hatch Argo. O Fiat, principal rival do Volkswagen, começou a perder espaço novamente.
Tanto que, no primeiro trimestre do ano, o hatch Argo ficou fora do “top 10”. Ele foi o 11º carro mais vendido do Brasil.
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Abril, porém, pode ser a hora da virada para aquela que é, hoje, a principal aposta da Fiat no mercado. A primeira quinzena mostra o hatch Argo de volta ao “top 10”.
Esta, porém, não é a notícia principal. Afinal, o Argo ganhou apenas uma colocação no ranking. Ele ocupa, no período, o décimo lugar.
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A melhor notícia para o Fiat é que ele se aproxima perigosamente de seu principal rival – e algoz: o Polo. De 1º a 15 de abril, foram vendidos 2.469 exemplares do hatch Argo.
Do Polo, foram comercializadas 2.722 unidades. A diferença, portanto, é de apenas 253 unidades, ou cerca de 10%.
No primeiro trimestre, essa diferença foi bem maior. O Polo obteve 17.721 emplacamentos, cerca de 37% a mais que o Argo (12.867).
PONDERAÇÃO
Essa redução da diferença pode significar que o Argo, ao fechamento do mês, tem chances de equilibrar, finalmente, o jogo com o Polo? Pode sim.
Aliás, essa seria a leitura mais óbvia da situação. Já falamos aqui que o Polo é superior ao Argo – e a todos os carros do segmento (leia detalhes).
O modelo da Fiat, porém, não faz feio diante do Polo. Na opções intermediária até venceu o comparativo promovido pelo Jornal do Carro. Além disso, o Argo é mais barato em todas as versões.
Daria, portanto, para imaginar sim, entre eles, um duelo de vendas mais equilibrado do que o que ocorreu até agora.
Mas é preciso ponderar os números da primeira quinzena. Por quê? Porque a Fiat é a rainha da venda direta. Tanto que dois de seus carros que são destaques no atacado, Strada e Toro, também foram muito bem na primeira quinzena.
A Strada foi o quinto carro mais vendido do País; a Toro, o nono.
As vendas diretas tendem a “inflar” os emplacamentos em um curto período. Isso porque, no caso de negócios fechados com frotistas, são emplacados muitos exemplares simultaneamente.
HATCH ARGO NÃO É TÃO FORTE NO ATACADO
A favor do Argo, porém, há o fato de que ele não é um dos Fiat mais negociados no atacado. Em março, por exemplo, foi apenas 21º colocado no ranking de vendas diretas. No varejo, foi nono.
Ainda assim, o atacado tem mais representatividade nos emplacamentos do hatch Argo que nos do Polo. Em março, representou 26% das vendas do Fiat e 17,5% das do Volkswagen.
O encerramento de abril, portanto, poderá dizer com mais clareza se essa briga esquentou de vez. Argo e Polo, afinal, é uma rivalidade bastante esperada, pois estamos falando dos carros mais importantes de duas das principais montadoras do País.