Hatch compacto novato dá aula de vendas

Hatch compacto mais novo do Brasil deve entrar no ‘top 10’ em agosto

Yaris Crédito: (Foto: Toyota)

O mais novo hatch compacto do mercado não teve um primeiro mês extraordinário. Porém, em agosto, seu segundo mês de emplacamentos, ele está dando aula de vendas.

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

O início do carro, neste segundo mês, está sendo tão incrível quanto o de um dos maiores sucessos da indústria do País nos últimos anos, o Polo. Estamos falando do Toyota Yaris.

Continua depois do anúncio

LEIA MAIS

No primeiro mês de vendas, julho, o hatch compacto não foi mal. Porém, não impressionou também. Ficou fora da lista dos 20 mais vendidos.

Agora, o Yaris avança e está a um passo do “top 10”. De 1º a 10 de agosto, ele foi o 12º carro mais emplacado do País.


Minha aposta é que o hatch compacto continuará avançando. No fim do mês, deverá conseguir uma vaga na lista dos dez mais vendidos.

Aliás, ele está bem próximo do 11º colocado no período. O hatch compacto da Toyota somou 1.512 emplacamentos. O dono do 11º posto, HR-V, tem 1.566 unidades vendidas.

Do décimo colocado, Compass, o Yaris está um pouco mais longe. O Jeep soma 1.666 unidades vendidas no período.


Aumentam o mérito do Yaris os modelos que ele superou. Para se ter uma ideia, ele está à frente, neste mês, de um dos queridinhos do Brasil, o Renault Kwid – que é bem mais barato.

Outro carro de sucesso que já foi deixado para trás pelo Yaris é o Virtus.

VEJA TAMBÉM: CARROS QUE NÃO VENDERAM NADA EM JULHO


Veja mais: detalhes da galeria

 

Trajetória do hatch compacto

O Yaris vem sendo prometido e adiado pela Toyota desde a década passada. A marca acabou abrindo mão do modelo no País, e lançando o Etios.

Esse modelo foi mal no início, mas depois conseguiu dar a volta por cima. Ainda assim, não era o carro que a Toyota precisava para entrar forte na briga com Hyundai, Ford e Renault pelo posto de quarta maior montadora do Brasil.


Então, hatches mais sofisticados e bem equipados, como Onix e HB20, começaram a dominar o mercado. O Polo, um hatch premium, veio e logo se tornou o Volkswagen mais vendido.

O mercado brasileiro estava passando por mudança. Era a hora da Toyota reviver a ideia do Yaris.

Com o resultado de agosto, o início do Yaris já é bem melhor que o de um dos principais rivais, o Argo.


O Fiat demorou meses e meses para conseguir entrar no “top 10” de vendas.

Assim como o Polo, o Yaris teve processo de pré-venda. O bom desempenho de agosto poderia ser explicado por isso.

Minha aposta, porém, é que, assim como o Polo não perdeu força, o Yaris também não perderá.


Afinal, o hatch compacto é o carro certo no momento certo. Ele está no segmento de maior volume do Brasil. E o brasileiro ama a Toyota. Quem puder comprar o Yaris possivelmente vai comprar.

O hatch compacto não é dos mais baratos, nem bem equipados. Mas tem tudo para ser um sucesso.

Sedã

O três-volumes Yaris ainda não está indo muito bem. No mês passado, enquanto o hatch ficou acima das 2 mil unidades vendidas, ele não teve nem um quarto desse número.


A razão é simples: o sedã começou a ser produzido um mês depois do hatch compacto. Ou seja: agosto é o primeiro mês cheio de vendas do três-volumes.

Por ora, no entanto, o Yaris Sedan ainda não está nem na lista dos 20 mais emplacados nos dez primeiros dias de agosto. Setembro pode dar uma dica melhor sobre o real potencial do três-volumes.

 


Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio