Primeira Classe

Líder dos SUVs é finalmente superado

Segmento tem um novo campeão

Rafaela Borges

11 de ago, 2018 · 5 minutos de leitura.

Líder dos SUVs" >
Hyundai Creta
Crédito: Em agosto, ele surge como novo líder dos SUVs (Foto: Felipe Rau/Estadão)

O líder dos SUVs foi finalmente superado. Em agosto, não é o Jeep Compass que aparece na primeira posição do ranking de utilitários-esportivos.

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

O posto mais alto do ranking está sendo ocupado, agora, pelo Hyundai Creta. Se o modelo confirmar sua posição de líder dos SUVs até o fim do mês, vai ficar na primeira posição do segmento pela primeira vez no ano. Já em toda a sua trajetória, esta será a segunda vez na liderança.

Publicidade


Números preliminares apontam que, de 1º a 10 de agosto, o Hyundai Creta somou 1.790 emplacamentos. Com isso, já abriu uma boa vantagem para o segundo colocado, o Compass. O Jeep teve 1.666 unidades vendidas.

 

ASSISTA: TODOS OS DETALHES SOBRE O NOVO KA AUTOMÁTICO


 

O bom resultado do Creta não o coloca apenas na posição de líder dos SUVs. Pela primeira vez, ele está na lista dos dez mais vendidos do País (nono colocado). O Compass é décimo no período.


Esta é a segunda vez no ano em que o Jeep, SUV médio de R$ 110 mil iniciais, perde a primeira posição do ranking. Além dele, apenas o Nissan Kicks havia liderado a categoria neste ano.

O Compass, porém, ainda é líder dos SUVs no acumulado de 2018. Em um ano com desempenho impressionante – chegou a ser o sexto carro mais vendido do País -, o Jeep médio dificilmente vai perder seu protagonismo.

VEJA TAMBÉM: SAIBA QUAIS SÃO OS CARROS QUE COMBINAM COM O SEU SIGNO


Outras novidades no segmento

O período de 1º a 10 de agosto traz também o Honda HR-V em evidência. O SUV compacto aparece, finalmente, na terceira posição do ranking. Com isso, deixa para trás modelos que vinham ficando frequentemente à sua frente: Renegade e Kicks.

O modelo da Honda somou 1.566 unidades vendidas. Ele conseguiu ficar à frente do Renegade, algo que não ocorria há pelo menos três meses. O Jeep compacto registrou 1.468 emplacamentos.

Em seguida, aparece o Kicks, quinto colocado, seguido pelo EcoSport, sexto. O destaque do mês é o Duster. O antigo vice-líder dos SUVs está conseguindo um bom avanço em agosto.


Por ora, ele deixou para trás Tracker e o irmão Captur. Com isso, é sétimo SUV mais emplacado, e ocupa a última vaga na lista dos 20 carros mais vendidos do País.

Trajetória ao posto de líder dos SUVs

O Creta começou o ano mal. Nos primeiros meses de 2018, não conseguiu ser páreo para Compass, HR-V, Renegade e Kicks. Chegou a ser ameaçado pelo EcoSport.

A principal razão para esse início ruim é a limitação de produção da Hyundai na fábrica de Piracicaba (SP), onde o Creta é feito (leia detalhes aqui).


No mês passado, o modelo deu seu primeiro passo rumo ao topo do segmento. Ele foi o líder dos SUVs compactos, grupo que exclui o Compass, que é um médio.

Agora, com a vantagem que já abriu nos dez primeiros dias de agosto, tem grandes chances de deixar mesmo o Jeep para trás e ser o líder dos SUVs no mês.

Será difícil, pois ainda há 2/3 de agosto pela frente. Porém, é perfeitamente possível.


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.