A montadora de luxo com crescimento absurdo

Volvo registrou crescimento de 96% em 2018

Volvo XC40 Crédito: Modelo foi principal responsável pelo crescimento da Volvo (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)

Poderíamos dizer, aqui, que não existe tempo ruim no segmento premium. Mas não é bem assim. E isso valoriza ainda mais o desempenho da montadora de luxo Volvo em 2018.

Os dados foram obtidos por meio de fontes consultadas pelo blog. Os números oficiais ainda não foram divulgados.

A marca registrou nada menos do que 96% de crescimento na comparação com 2017. No ano passado, a montadora de luxo vendeu 6.840 unidades no mercado nacional. No anterior, os emplacamentos haviam totalizado 3.496 modelos.

Continua depois do anúncio

LEIA TAMBÉM

Considerando todo o mercado brasileiro, só uma montadora cresceu mais que a Volvo. Trata-se da Caoa Chery, com 131% de avanço ante 2017.

As duas marcas ocupam posições completamente diferentes na pirâmide de requinte dos carros. A Caoa Chery está entre as mais populares, e vende o modelo mais barato do País, o QQ.


Já a Volvo tem carros com versões que custam mais de R$ 400 mil, como o XC90. Porém, elas têm algo em comum. Tanto a montadora de luxo quanto a generalista cresceram muito graças a um carro de suas gamas. Mais precisamente, um SUV.

Foi a chegada do XC40 que impulsionou a Volvo. Ele foi lançado em março, mas a versão T4, a mais barata (cerca de R$ 170 mil), chegou em agosto. Desde então, as vendas do modelo dispararam, e ele liderou o segmento premium em diversos meses.

Também no primeiro trimestre a Caoa Chery lançou a segunda geração de seu SUV compacto, que foi batizada de Tiggo 2 – antes, era só Tiggo.


Ele ganhou transmissão automática na mesma época da chegada do XC40 T4. Então, passou a aparecer na lista dos dez mais vendidos do segmento de SUVs compactos, deixando para trás modelos como 2008 e WR-V.

VEJA TAMBÉM: CARROS COM CONSUMO DE COMBUSTÍVEL ABSURDO

Veja mais: detalhes da galeria

Montadora de luxo sueca x rivais

O que valoriza o desempenho da Volvo é que o mercado de luxo não foi um grande destaque em 2018 quando o assunto é crescimento. Fora a montadora de luxo sueca, nenhuma avançou além dos cerca de 13,4% do mercado geral.


VEJA TAMBÉM: FORD F-150 RAPTOR

Veja mais: detalhes da galeria

 

VÍDEO: TUDO SOBRE O VOLVO XC40 T4


 

A líder, Mercedes-Benz, vendeu praticamente o mesmo volume de 2017.


Foram cerca de 14.370 exemplares no ano passado, ante os 14.340 do anterior. A BMW, segunda colocada no ranking de marcas premium, cresceu 9,8%.

Já Audi registrou quedas. A da alemã, terceira montadora de luxo a mais vender carros no Brasil em 2018, foi de 12,4%.

Já a Land Rover perdeu sua quarta posição de 2017 para a Volvo. Porém, ao menos conseguiu um modesto crescimento em 2018: 5%.


CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio