O carro que deu a volta por cima em três dias

Novo Hyundai HB20 escala o ranking de vendas

Novo HB20 Crédito: Hyundai/Divulgação

O interessante de acompanhar o ranking de vendas dia a dia, hábito que adquiri nos últimos anos, é observar como novidades do mercado podem mudar resultados em 24 horas. O novo Hyundai HB20 é um claro exemplo desse fenômeno.

Nos últimos dois meses, foram diversas as notícias sobre a queda de vendas do carro. Tradicional vice-líder de vendas nos últimos anos, o HB20 vinha perdendo para o Ka. Mais que isso: em setembro, ele foi apenas o quinto carro mais emplacado do País, resultado bem atípico.

 

Continua depois do anúncio

LEIA TAMBÉM

 

Para piorar, nos primeiros dias de outubro chegou a amargar uma sétima posição, atrás até mesmo do Renegade. O que estaria ocorrendo com o HB20?


É claro que a aposta mais óbvia, quase certa, era fim de estoques, à espera do novo Hyundai HB20. Afinal, a capacidade da fábrica da montadora é limitada, e ela precisava de ajustes não apenas para a chegada do renovado hatch, mas também do sedã HB20S (em novembro).

Mas aí, outubro chegou, o novo Hyundai HB20 já havia sido apresentado e nada de as vendas decolarem. Pelo contrário: o carro recuava ainda mais no ranking, em relação a setembro.

Enquanto isso, o sedã Onix Plus, lançado simultaneamente, decolava em vendas. A resposta veio na semana passada, quando a Hyundai anunciou: o novo HB20 só começaria a ser vendido na última quinta-feira, 10 de outubro.


E, desde então, a volta por cima do modelo no ranking de vendas tem sido impressionante.

 


 

Escalada do novo Hyundai HB20

Entre os dias 1º e 14 de outubro, o novo Hyundai HB20 já aparece na terceira posição entre os mais vendidos. Agora, está atrás apenas do Chevrolet Onix e do Ford Ka.

Ou seja: em três dias de emplacamentos, o carro passou da sétima para a terceira posição do ranking.


No período, o modelo soma 3.350 emplacamentos, ante as 4.135 do Ka e as 8.689 do Onix.

 

LEIA TAMBÉM


 

A tendência é que se aproxime do Ka nos próximos dias. A diferença ainda é grande, mas não tão alta para o segmento de maior volume do País.

Além disso, boa parte dos modelos vendidos nos três primeiros dias pode ainda não ter sido emplacada. Na maioria dos casos, há um intervalo entre entrega e emplacamento.


Minha aposta, hoje, é que o novo Hyundai HB20 vai ultrapassar o Ka e fechar outubro na segunda posição do ranking de vendas. No embalo, vai aumentar a distância para o Ford no acumulado do ano. Ao final de setembro, ela era de menos de 800 unidades – para o Hyundai.

Novo Hyundai HB20 x Onix

Aqui também há uma chance concreta de o novo Hyundai HB20 se aproximar, no resultado mensal, do Onix. No acumulado do ano, o Chevrolet não pode mais ser alcançado.

Essa tendência ocorre porque a nova geração do Onix já foi revelada. O consumidor já sabe o que esperar delas – inclusive, conhece seus preços.


Então, há uma tendência a esperar pelo novo. Isso não ocorreu com o Prisma que, ás vésperas de sua substituição pelo Onix Plus, acabou batendo recorde de vendas.

No entanto, no período do recorde, o Onix Plus ainda não tinha sido revelado, diferentemente do que ocorre com o hatch de nova geração.

É possível que o hatch tenha muitas unidades em estoque e a Chevrolet use promoções para eliminar os últimos exemplares. Ainda assim, não tem como evitar que parte dos clientes esperem pelo novo, e rejeite o velho. Uma boa oportunidade para o novo Hyundai HB20 brilhar ainda mais. A conferir.


Vídeo da semana: conheça os detalhes do Fiat Argo Trekking

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio