Novo Jetta, Civic Touring, Corolla Altis, novo CR-V. Esses são alguns dos destaques da lista de carros que têm preços sem noção.
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Preços sem noção? Sim. Em outras palavras, preços altos demais. No geral, valores bem mais altos do que o carro realmente vale.
Continua depois do anúncioQuerem mais um? Fácil. Volkswagen Up! e Golf.
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Aqui, estou listando apenas carros e versões de carros. Se formos considerar os preços dos veículos com opcionais, a lista não acabaria nunca mais.
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Novo Jetta e outros sedãs
O problema do novo Jetta não é a versão de topo, R-Line. Por R$ 120 mil, ela não é muito mais cara que o Corolla Altis. Na verdade, custa R$ 1 mil a mais.
Portanto, nesse caso, absurdo é o preço do Corolla Altis. Ele não tem motor turbo, não tem controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, não tem painel virtual nem frenagem de emergência. E custa R$ 119 mil.
No caso do novo Jetta, o preço da versão de entrada, Comfortline, é o sem noção. Afinal, nenhum outro sedã médio começa em R$ 110 mil.
VÍDEO: TUDO SOBRE O NOVO JETTA
O Corolla mais simples parte de R$ 90 mil, faixa semelhante à do Civic de entrada.
O Cruze, que tem motor semelhante ao do novo Jetta e apenas versão automática, como o rival, começa em pouco menos de R$ 97 mil (R$ 13 mil a menos).
Mais um indício do preço exagerado: na geração anterior, o carro com motor 1.4 turbo saía por cerca de R$ 95 mil. A alta, portanto, foi de mais de R$ 15 mil.
Mas quando o assunto é preço sem noção, poucos carros são capazes de superar o Civic Touring. A versão de topo custa mais de R$ 6 mil a mais que o novo Jetta R-Line.
Seu motor 1.5 é mais potente que o do VW: 173 cv contra 150 cv. No entanto, ele fica devendo alguns equipamentos. A seu favor, há o fato de ser o único dos quatro sedãs médios mais vendidos com suspensão independente na frente e atrás.
SUV com preço sem noção
O que você acha de pagar R$ 190 mil em um Honda CR-V? Ele é espaçoso sim. E tem um ótimo motor de 190 cv – o mesmo do Civic Touring, só que mais potente.
O preço é reflexo da alta do dólar. Trata-se da conversão do valor nos EUA, de onde é importado, mais impostos (entenda aqui). O consumidor, porém, não tem nada a ver com isso.
Afinal, dois dos principais rivais do CR-V vêm do México, não pagam 35% de imposto de importação e custam bem menos. O Tiguan topo de linha, muito mais bem equipado que o Honda, sai a R$ 180 mil. E o Equinox LTZ, também com lista de itens de série superior, é vendido por menos de R$ 160 mil.
Outros segmentos
Os carros da Volkswagen costumam ser mais caros que os da concorrência. O novo Jetta Comfortline é um exemplo disso.
Porém, modelos como Polo e Tiguan vieram com posicionamentos bem interessantes. Tão interessantes que o pequeno Up! ficou mais caro que o Polo.
O carrinho foi reposicionado e agora já sai de fábrica completinho: ar, direção, vidro, trava e outros mimos. O problema é o preço inicial: R$ 51.290 para um modelo subcompacto.
O Golf, que também passou por reposicionamento, perdeu a noção de vez. Quando tinha câmbio manual, ele começava na casa dos R$ 70 mil. Agora ele não tem mais; ganhou transmissão automática combinada ao propulsor 1.0 turbo de 128 cv. O preço inicial foi para R$ 91.790.
A versão Highline, que traz o 1.4 turbo, consegue ser ainda mais sem noção que o novo Jetta Comfortline: R$ 112.190.
Por fim, a Kia lançou hoje o sedã esportivo Stinger por R$ 350 mil. Promocionais. Após a promoção, a tabela vai subir para R$ 400 mil.
Não conheço o carro ainda, então fica difícil julgar o preço. Mas dá para imaginar pagar R$ 400 mil num Kia?