Novo RAV4 mostra aos rivais como se faz

Novo RAV4 dá uma lição de boas vendas na concorrência

Quinta geração do Toyota RAV4 foi lançada em maio de 2019 no Brasil Crédito: Toyota/Divulgação

Nem Equinox, nem 3008, nem CR-V. Dos SUVs médios que estrearam nos últimos tempos, foi o novo RAV4, da Toyota, o modelo que conseguiu dar uma lição de boas vendas nos rivais.

Além do modelo da Toyota, o único que conseguiu ter uma estreia tão boa nos últimos dois anos foi o Tiguan de nova geração. O Volkswagen, porém, tem mais versões, que o permitem oferecer opções com preços mais baixos que o novo RAV4.

O carro da Toyota estreou em maio trazendo como diferencial ante a concorrência o trem de força. O SUV médio só está disponível no Brasil em versão híbrida.

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Os preços são de R$ 165.990 para a versão de entrada e R$ 185.990 na de topo. Para comparação, o Tiguan mais barato sai por R$ 129.990 (na época do lançamento, no ano passado, custava R$ 125 mil).

Mesmo chegando a R$ 187.990 na versão de topo, o Tiguan tem nas opções mais simples argumentos para garantir um público mais diversificado. Coisa que o novo RAV4 não tem.

 


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Novo RAV4 dispara no ranking de SUVs médios

O Toyota de nova geração deve garantir o terceiro lugar do segmento em julho. Se o desempenho de vendas que vem demonstrando durante o mês se confirmar no fechamento, ficará atrás apenas do líder absoluto Compass e do próprio Tiguan.


Números preliminares obtidos pela reportagem mostram que o novo RAV4 somou 536 emplacamentos de 1º a 29 de julho. Faltando dois dias para o encerramento do mês, ele deixou para trás o ix35 e o Tucson, da Hyundai, o Chevrolet Equinox, o Peugeot 3008 e o Kia Sportage, entre outros.

 

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O ix35 não está muito distante. Tem 509 unidades vendidas. Essa pequena diferença, ganha mais significado quando se considera um segmento de volumes médios, como o de SUVs médios. Com exceção de Compass e Tiguan, dificilmente um modelo da categoria supera os 500 emplacamentos.

Os outros integrantes do segmento já não têm chances de alcançar o novo RAV4. Do Sportage, foram vendidos até agora 362 exemplares, ante os 308 do Equinox. O 3008 soma 208 emplacamentos e o Tucson, 200.

Já o Tiguan continua com desempenho impressionante: 1.112 unidades vendidas até agora. O Compass vive em um mundo à parte: já supera os 5 mil emplacamentos. Inclusive, por ora, está à frente do Renegade e lidera a categoria de SUVs médios em julho.


Vale ressaltar que a categoria de SUVs médios tem ampla diversidade de preços, o que faz que alguns modelos de dimensões semelhantes acabem não sendo concorrentes tão diretos.

O segredo do sucesso

É preciso analisar, em primeiro lugar, se o novo RAV4 conseguirá manter o bom desempenho no ranking de vendas nos próximos meses. Há alguns casos de modelo que vendem bem no início, mas depois param de despertar a atenção do consumidor.

Porém, há sim alguns fatores que podem justificar o sucesso do Toyota. Em primeiro lugar, há a marca, que tem um público bastante tradicional. Principalmente em segmentos de carros com valores acima de R$ 100 mil, como os Corolla mais caros (que são os que mais vendem).


 

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O RAV4, além de ser Toyota, sempre teve boa reputação no mercado brasileiro. Não é de se estranhar, portanto, que a nova geração venda bem.

Mas e o CR-V, então? A nova geração do Honda, um carro que sempre fez sucesso no mercado brasileiro e que é de uma marca com reputação também muito boa, vende pouco.

Isso, porém, tem muito mais a ver com a estratégia da Honda. No lançamento do CR-V, a marca deixou claro que, desta vez, ele vinha para ser modelo de nicho. Nunca houve expectativa – e nem volume de importação suficiente – de vender mais de 50 unidades por mês.


Carros sustentáveis

Outro fator que pode estar atraindo o consumidor ao RAV4 é o conjunto híbrido. Os modelos com esse tipo de trem de força ganham cada vez mais espaço no mundo, e começam a gerar interesse também no Brasil.

Nessa faixa de preço, não é de se estranhar que o cliente seja atraído por uma tecnologia que poucos carros por aqui ainda têm. Mesmo que tenha de pagar um pouco mais por isso. Será que a sustentabilidade (e, por que não, o consumo menor, que gera menos paradas para reabastecer) finalmente está falando mais alto?

O UX250h, da Lexus (leia avaliação), pode ser um bom indício dessa teoria. Até agora, em julho, ele somou 67 emplacamentos. Pode parecer pouco. Mas, para a Lexus, é um ótimo volume, já que a marca nunca teve vendas significativas por aqui.


 

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