Novo VW Tiguan parte pra cima dos rivais

Em seu primeiro mês cheio de vendas, modelo já é destaque do segmento de SUVs médios

Novo VW Tiguan Crédito: Modelo é o quarto mais vendido do segmento neste mês (Foto: Rafael Arbex/Estadão)

Não demorou para o novo VW Tiguan começar a partir pra cima da concorrência. Em seu primeira mês cheio de vendas, junho, a nova geração do SUV médio já está se aproximando dos líderes.

LEIA MAIS

Quer dizer: está se aproximando dos modelos mais vendidos que não atendem pelo nome de Compass. O Jeep tem vendas totalmente fora do padrão da categoria. Seus emplacamentos superam a soma de todos os concorrentes.

Continua depois do anúncio

Neste mês, o novo VW Tiguan já é o quarto SUV médio mais vendido do País. Além do líder Compass, ele está atrás apenas de ix35 e Sportage.

Do Sportage, o novo VW Tiguan está tão próximo que tem grandes chances de fechar o mês de junho à sua frente.

A vantagem do ix35 ante o novo VW Tiguan também não é tão alta. No entanto, para os volumes desse segmento, já é um posição mais folgada (leia mais abaixo).


A estreia do modelo, embora não tão avassaladora quanto a de outros carros recentes da Volkswagen (como Polo e Virtus), já é melhor que a de concorrentes também lançados nos últimos meses.

Sem ter passado por processo de pré-venda, que tendem a inflacionar as vendas no primeiro mês, o novo VW Tiguan já está à frente, neste mês, de Equinox e 3008.

Ele também começou bem melhor que a terceira importante estreia dos últimos meses, o CR-V. Porém, a nova geração do Honda, importada dos EUA, tem volumes limitados no País. Até o fim do ano, a marca trará apenas 500 unidades.


 

VEJA TAMBÉM: CARROS QUE NÃO ESTÃO VENDENDO NADA

Veja mais: detalhes da galeria

 


Vendas do novo VW Tiguan

Com quase meio mês de vendas (de 1º a 14 de junho), o Tiguan somou 262 emplacamentos. São apenas quatro unidades a menos que o terceiro colocado, Kia Sportage (266).

O segundo colocado, Hyundai ix35, somou 324 unidades vendidas no período. Já o líder está em um outro patamar.

O Jeep Compass teve 2.232 exemplares emplacados de 1º a 14 de junho. Com isso, já está na lista dos dez carros mais vendidos do Brasil no período.


Com os resultados, o novo VW Tiguan já coloca vantagem no Equinox, que somou 197 emplacamentos no período, e no 3008 (129). Também deixa para trás RAV4, Tucson e ASX, entre outros.

Méritos do novo VW Tiguan

Na comparação com outros SUVs médios que não se chamam Jeep Compass, o Tiguan tem algumas vantagens. A primeira é a diversidade de versões e acabamento.

O Tiguan parte de cerca de R$ 125 mil. Já o Equinox mais em conta começa em quase R$ 137,5 mil. Ele tem motor bem mais potente que o VW de entrada (262 cv contra 150 cv), mas a verdade é que o carro da marca alemã traz opções para atingir um público mais abrangente.


A base de comparação é o Equinox pois, além de ter sido também recentemente lançado, o Chevrolet tem dimensões semelhantes às do novo VW Tiguan. Ambos, aliás, são bem maiores e espaçosos que o Compass, e só concorrem diretamente com as versões mais caras do Jeep.

O novo VW Tiguan é também uma das melhores opções de sete lugares disponíveis no Brasil. Essa configuração está disponível a partir das versões de R$ 150 mil. Além do Volkswagen, apenas o Mitsubishi Outlander oferece três fileiras de bancos nessa mesma faixa de preço.

Os dez SUVs médios mais vendidos (1º a 14 de junho)

1º Jeep Compass – 2.232 unidades
Hyundai ix35 – 324
3º Kia Sportage – 266
4º Volkswagen Tiguan – 262
5º Toyota RAV4 – 222
6º Land Rover Discovery – 211
7º Chevrolet Equinox – 197
Hyundai Tucson – 171
9º Mitsubishi ASX – 164
10º BMW X1 – 163


Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio