O Porsche Taycan será a primeira investida de sua montadora nos carros totalmente elétrico. Ele faz parte do grupo de modelos a eletricidade que chegam ao mercado entre 2019 e 2020. No futuro, provavelmente esses dois anos serão considerados o “marco zero” dos veículos elétricos no segmento de luxo.
Apresentado em 2018, o Audi e-Tron tem previsão de chegada no Brasil até o fim deste ano, assim como o renovado BMW i3. Já o Jaguar I-Pace acaba de ser lançado no mercado nacional. Para setembro, está marcada a apresentação mundial do esportivo Porsche Taycan, o primeiro modelo 100% elétrico da marca.
Detalhes sobre o Porsche Taycan
A expectativa é de que ele seja revelado durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, pátria de sua montadora.
Continua depois do anúncioO visual do Porsche Taycan deverá ficar bem semelhante ao do Mission E, protótipo revelado na edição de 2015 do mesmo salão automotivo. Além disso, é esperada a autonomia de cerca de 500 km, como no modelo conceitual.
O Porsche Taycan deverá ter 600 cv de potência e ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Não espere, no entanto, esportividade no som do motor. Propulsores elétricos são silenciosos. A Porsche não usará artifícios para simular ruído semelhante aos de modelos a combustão.
LEIA TAMBÉM
Uma boa curiosidade sobre o Porsche Taycan vem na Noruega, onde o esportivo já está em pré-venda. No ano passado, a marca vendeu um total de 800 carros naquele mercado.
Agora, para o esportivo elétrico, 3 mil noruegueses já pagaram o sinal para garantir seus exemplares. O país nórdico é um dos principais consumidores de veículos eletrificados no mundo.
A Mercedes-Benz, por sua vez, começou a produzir recentemente o elétrico EQC, que está chegando à Europa.
Fórmula E
O esforço elétrico no segmento de luxo pode ser visto pela participação destas montadoras na Fórmula E. A categoria do automobilismo é exclusiva para veículos elétricos.
BMW, Jaguar e Audi, por exemplo, já participam da categoria. A inglesa tem, inclusive, uma série paralela à Fórmula E, disputada apenas com o I-Pace.
Na temporada 2019/2020, que começa em dezembro, na Arábia Saudita, Porsche e Mercedes passarão a integrar esse grupo.