Oyster card: a melhor maneira de explorar Londres

Cartão automático, Oyster Card garante economia e facilita transporte no metrô de Londres

Tower Bridge, uma das principais atrações de Londres Crédito: Rafaela Borges

Londres é a capital mundial dos supercarros. Mas, se você está fazendo turismo na capital da Inglaterra, a melhor maneira de se locomover é de metrô. De preferência com um Oyster Card.

Deixe os supercarros para admirar. Ou invista em um carro para fazer, por exemplo, um bate-e-volta até o interior da Inglaterra. Há algumas possibilidades legais, como as cidades de Bath, Cambridge e Oxford.

Dirigir em Londres não é uma ideia tão boa. Em primeiro lugar, como em toda metrópole, há muitos trechos nos quais é impossível evitar congestionamentos – embora não tão frequentes quanto em Paris. Assim, usar o metrô, que é um dos melhores do mundo, é uma opção bem mais rápida.

Continua depois do anúncio

Mas há um agravante: tudo em Londres é ao contrário. O volante fica do lado direito. As direções das ruas são opostas às do Brasil – e você também deverá se manter sempre à esquerda da via, não à direita.

Parece simples, mas leva tempo para acostumar. E alguns sustos podem ocorrer nesse tempo.

 


Vídeo da semana: Audi e-tron em detalhes – com Lucas Di Grassi

 


Praticidade do Oyster Card

O cartão de transporte foi recomendado pelo pessoal da Visit Britain Br, e se mostrou a melhor solução para bater perna por Londres. Em primeiro lugar, em cada pedacinho da capital há uma estação – ou mais de uma – próxima.

Além disso, o sistema de metrô é muito fácil de usar. São raras as estações em que trens diferentes passam em uma mesma linha – como ocorre por exemplo na Alemanha, que tem um sistema bem mais complicado.

O Oyster Card é um cartão eletrônico de viagens. Basta colocá-lo no sensor na catraca da estação e passar.


 

LEIA TAMBÉM

 


 

O Oyster Card é válido nos sistemas de metrô, DLR e na maior parte da malha de trens de Londres. Já no expresso do aeroporto de Heathrow à estação Paddington, próxima ao Hyde Park, o cartão não pode ser utilizado.

Porém, dá para ir do centro de Londres a Heathrow de metrô – linha azul. Via DLR, também dá para ir e voltar do aeroporto London City usando o Oyster Card.


Porém, o cartão não pode ser usado nos transportes aos demais aeroportos da região de Londres (Luton, Gatwick, etc).

 

Economia considerável

Além da óbvia vantagem de não ter de comprar bilhetes a cada estação de metrô, o Oyster Card representa um economia considerável.


Os preços do transporte ferroviário em Londres mudam de acordo com as zonas. Viagens no centro da cidade, porém, saem por 4,90 libras o trecho. São mais de R$ 20.

Com o Oyster Card, o valor cai para 2,90 o trecho. Além disso, há um teto diário de gasto. No meu caso, foi de 7 libras (circulando apenas no centro de Londres, entre as zonas de transporte 1 e 4, em um total de 9).

Esse valor pode aumentar dependendo das zonas de transporte nas quais se circula (o que será definido no momento do check out). O teto diário é uma média do valor do três viagens.


 

Heathrow, por exemplo, fica na zona de transporte 6. O valor para ir do centro a essa zona é mais alto.


A partir do teto, independente do número de viagens, as tarifas deixam de ser cobradas. Ou seja: uma ótima opção para quem está fazendo turismo – minha média diária de viagens em Londres foi de seis.

E se eu gastar menos de 7 libras por dia (fazendo, por exemplo, apenas duas viagens)? Nesse caso, só serão debitadas do Oyster Card as viagens realizadas – ou seja, duas de 2,9 libras (total de 5,8 libras), no caso do centro de Londres.

Se a viagem a Londres for de sete dias, vale a pena obter o sistema chamado de Travelcard, que custa 35,1 libras (cerca de 5 libras por dia). Com ele, dá para circular sem restrições durante o período, entre as zonas de transporte 1 e 2 (centro de Londres).


O número das zonas de transporte podem ser consultados nas estações e mapas do metrô.

Como obter o Oyster Card

O Oyster Card pode ser obtido por correspondência, ou em estações de metrô de Londres (máquinas ou guichês, nesse caso apenas com cartão de crédito). É preciso deixar um depósito de 5 libras, que são reembolsáveis ao final do uso.

O cartão também está disponível em alguns mercados e bancas de jornais.


Para ter o reembolso do depósito de 5 libras, e de créditos não usados, basta selecionar a opção “Refund” nas máquinas automáticas das estações de metrô.

Estações de metrô próximas a algumas atrações

 

 


 

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio