Panamera: o Porsche que quebrou convenções

Panamera ajudou a consolidar o renascimento da Porsche

O primeiro Panamera Crédito: Porsche/Divulgação

O ano era 2002. Ali, surgiu o modelo que mudaria a história da Porsche, o Cayenne. Ele levou a marca de volta ao lucro, resumidamente. Com o sucesso, veio em 2009 um segundo carro que desafiava convenções e torcia o nariz dos fãs puristas, mas que consolidou o renascimento da marca: o Panamera.

O Porsche Panamera está celebrando em 2019 dez anos de idade. Assim como o Cayenne marcou a entrada da fabricante de carros esportivos no segmento de SUVs, o modelo de 2009 pode ser considerado o primeiro sedã da Porsche.

Não é um sedã literal. Está mais para notchback, ou aquilo que ficou conhecido como cupê de quatro portas. Antes do Panamera, já existia o Mercedes-Benz CLS. Depois, vieram modelos da Audi, como A5 e A7, além dos BMW Série 4 e Série 6.

Continua depois do anúncio

LEIA TAMBÉM

 

E, assim como ocorreu com o Cayenne, que lançou a moda dos SUVs entre as marcas de esportivos e extremo luxo – Bentley, Lamborghini, Jaguar e até Rolls-Royce entraram na onda, o Panamera também foi copiado.


A Aston Martin, por exemplo, lançou o Rapide um ano mais tarde. E até a Ferrari entrou na onda. A GTC4Lusso pode até não ter quatro portas mas, como o Panamera, oferece espaço para quatro pessoas.

Veja também: Os carros de luxo mais vendidos em abril

Veja mais: detalhes da galeria

 


História do Panamera

A primeira aparição do modelo foi em 19 de abril de 2009, em Xangai, na China. Antes disso, no entanto, a marca já sonhava em ter um modelo de quatro portas e quatro lugares.

Desde os anos 50, alguns protótipos já haviam surgido. A ideia, no entanto, não ia para frente.

Ela começou a tomar forma na virada do milênio, e três protótipos do que seria o Panamera foram criados: Mirage, Meteor e Phantom.


A perua Sport Turismo (Foto: Porsche/Divulgação)

 

O modelo que viria a ser produzido trouxe muitos elementos visuais do Mirage. O nome, Panamera, foi inspirado na corrida de longa duração mexicana conhecida como “Carrera Panamericana”.


A primeira geração trouxe inovações como a suspensão pneumática. A segunda foi lançada em 2016. Um dos destaques foi a chegada da versão perua, Sport Turismo.

 

Vídeo relacionado: Avaliamos o Porsche Panamera GTS no Bahrein


Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio