SUV Ford EcoSport se deu mal

Ele foi renovado, mas só vem perdendo espaço

Ford EcoSport Crédito: Foto: Felipe Rau/Estadão

O SUV Ford EcoSport foi renovado no ano passado. Ganhou novo motor na versão de entrada. Teve também o problemático câmbio Powershift trocado por um bom automático de seis marchas.

LEIA TAMBÉM

Porém, para ganhar espaço no segmento mais concorrido do Brasil, as mudanças parecem não terem sido suficientes. O SUV Ford EcoSport vem perdendo participação.

Continua depois do anúncio

Aqui, vamos analisar apenas o segmento de SUVs compactos. Portanto, na lista dos dez mais vendidos, estão descartados o Jeep Compass e o Toyota Hilux SW4, que são médio e grande, respectivamente.

 

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM


 

Em agosto, o SUV Ford EcoSport perdeu mais uma posição no ranking. Ficou apenas no sexto lugar entre os utilitários-esportivos compactos.

A queda do modelo da Ford, ex-líder, começou em 2015, com o lançamento de novos SUVs. Após a chegada de Renegade e HR-V, ele perdeu a liderança.


 

VÍDEO: NOVO JEEP WRANGLER NA TRILHA MAIS DIFÍCIL DO MUNDO


 

 

A medida que novos modelos foram sendo lançados, o SUV Ford EcoSport continuou seu processo de queda. Ficou para trás também do Kicks e do Creta.


VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM AGOSTO

Veja mais: detalhes da galeria

Virada do SUV Ford EcoSport não veio

Com as mudanças que recebeu em 2017, era de se esperar que o SUV Ford EcoSport avançasse em participação. Só que isso não ocorreu.

No início do ano, aliás, o Ford quase perdeu o quinto lugar. O Chevrolet Tracker, que vinha em fase de crescimento, o ameaçou, e chegou a ficar à frente.


Logo, no entanto, o EcoSport conseguiu se distanciar do Tracker. O quinto lugar no segmento de SUVs compactos parecia tranquilo.

 

SIGA O BLOG NO FACEBOOK


 

Afinal, os outros modelos, fossem eles recentes (Captur, WR-V e 2008) ou veteranos (Duster), estavam distante. Mas aí veio o Renault mais novo, para deixar o Eco para trás.

Foram poucas unidades de diferença, é verdade. O Captur, quinto mais vendido do segmento, somou 3.062 emplacamentos. O Ford teve 3.034 unidades comercializadas.


O avanço do Captur, no entanto, nem é o principal problema do EcoSport. Nem a possibilidade de o Duster também se aproximar (o veterano somou 2.701 emplacamentos em agosto).

O principal problema é que as mudanças não conseguiram nem mesmo garantir a participação que o SUV Ford EcoSport já tinha.

Seja por Tracker, Captur ou Duster, ele se vê quase sempre ameaçado. E está muito longe de conseguir concorrer com os líderes HR-V, Creta, Kicks e Renegade.


O que precisa mudar no SUV Ford EcoSport

Em um segmento concorrido como o de SUVs, mudanças leves não ajudam. É preciso passar por uma completa reformulação.

Além das novidades que já estão aí, outras vão chegar. O Citroën C4 Cactus está a caminho das lojas. No Salão do Automóvel, em novembro, será revelado T-Cross, o SUV compacto da Volkswagen.

O EcoSport só teve uma grande mudança da primeira para a segunda geração. Depois disso, passou somente por reestilizações e mudanças mecânicas.


Mesmo tendo bom custo-benefício, central multimídia moderna e boa dirigibilidade (além de versão 4×4), continua com dois problemas: espaço interno e porta-malas pequeno.

Além disso, sem grandes mudanças, já perdeu há muito tempo o apelo da novidade. É um SUV para lá de veterano.

Resta saber o que a Ford fará para dar ao SUV Ford EcoSport a atualização que ele precisa. As duas gerações do carro foram feitas sobre a plataforma do Fiesta.


O novo Fiesta, no entanto, não tem planos de ser produzido no Brasil.

Os dez SUVs mais vendidos

Pelo segundo mês seguido, o Creta liderou o segmento de SUVs compactos. O HR-V se destacou com uma boa segunda posição, que ajudou a garantir sua liderança no acumulado do ano.

Já o Renegade, que liderou todo o segundo trimestre de 2018, caiu para a quarta posição. Confira a lista abaixo.


Hyundai Creta – 5.277 emplacamentos
2º Honda HR-V – 5.021
3º Nissan Kicks – 4.792
4º Jeep Renegade – 4.465
5º Renault Captur – 3.062
6º Ford EcoSport – 3.034
7º Renault Duster – 2.701
8º Chevrolet Tracker – 2.360
9º Honda WR-V – 1.444
10º Peugeot 2008 – 1.169

FONTE: FENABRAVE

 


 

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio