O SUV médio que está sendo ‘atropelado’

Setembro pode não ser um mês bom para o Jeep Compass

Jeep Compass Crédito: Foto: Werther Santana/Estadão

Setembro pode não ser um mês muito bom para o SUV médio Jeep Compass. Ao menos, é o que indicam os números da primeira quinzena do mês.

SAIBA MAIS

Por enquanto, o líder do segmento (considerando compactos, médios e grandes) vem sendo atropelado por outros SUVs. Rivais diretos? Depende.

Continua depois do anúncio

O Compass é SUV médio. Os modelos que o ultrapassaram (alguns, com folga) são compactos. Porém, algumas versões de Creta e Kicks concorrem diretamente com o Jeep de entrada.

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM


 

Os rivais diretos do Compass, porém, são modelos como ix35, ASX, Sportage, etc. Tiguan e Equinox? Em preço, são concorrentes sim, dependendo da versão. Porém, o VW e o Chevrolet são maiores.

Mas eles não são também SUVs médios? Eles são. No entanto, o segmento de SUVs, como um todo, está crescendo tanto que fica cada vez mais difícil classificar os que são e não são rivais diretos.


Mas que uma questão de tamanho, a rivalidade hoje é também uma questão de posicionamento.

Mas voltemos ao Jeep Compass. O SUV médio, desde o ano passado, está liderança com folgas a categoria de SUVs, independente do tamanho. Agora, perdeu muitas posições.

Além disso, por pouco, não fica fora do “top 20” do ranking geral de emplacamentos.


VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS FEIOS DO BRASIL

Veja mais: detalhes da galeria

 

Queda do SUV médio Compass

Os números mostrados nesta análise são de 1º a 13 de setembro. Por isso, falta um dia apenas para o fechamento da primeira quinzena (sexta-feira, 14). Isso porque nos dias 15 e 16 não há emplacamentos.


Por enquanto, o SUV médio vem levando um “atropelo”. Principalmente do Creta, que lidera a categoria. O Hyundai somou 1.898. Com isso, já vendeu 34% a mais que o Compass.

 

VÍDEO: TUDO SOBRE O NOVO TOYOTA YARIS


 

O segundo colocado por enquanto é o Kicks, com 1.631 emplacamentos, seguido pelo Renegade, que teve 1.448 unidades vendidas.


O SUV médio Compass é apenas quarto. Somou 1.411 exemplares comercializados de 1º a 13 de setembro. Está imediatamente à frente do HR-V, com 1.398.

No ranking geral de vendas, faltou pouco para o Compass, presença constante no “top 10”, ficar fora da lista dos 20 mais vendidos. Por enquanto, ele ocupa a 19ª posição.

O SUV médio vai ficar para trás?

Provavelmente não. Em agosto, o Compass estava atrás do Creta a dois dias do fechamento do mês. No fim das contas, conseguiu fechar o período à frente.


Agora, talvez, o SUV médio até perca a liderança dos utilitários-esportivos. Mas deve ficar em uma posição bem melhor que a quarta que possui agora.

Tanto Compass quanto Creta, Kicks e Renegade estão tendo vendas diretas muito fortes. No caso do Nissan e Hyundai, a maior parte dos negócios no atacado são fechados com pessoas com deficiência (ou PCD, que têm descontos).

O ranking da primeira quinzena, portanto, pode indicar que uma ou outra marca teve muitos emplacamentos provenientes de vendas no atacado em determinado período. Assim, o quadro pode se reverter nos próximos dias (e vamos acompanhar para checar se haverá ou não mudanças).


O fato é que nada de absurdo ocorreu com o Compass. Ele não teve aumentos de preços relevantes. Além disso, também não foi afetado por rivais diretos – no caso dos indiretos, pode ter perdido um pouco de clientes para o Creta.

E os rivais diretos

É fácil perceber que os rivais diretos, os SUVs médios, não estão tirando vendas do Compass. ix35  ASX, RAV4, Sportage e cia estão na média. Nenhum deles emplacou nem 300 unidades até agora.

Mesmo o Tiguan, que pode tirar clientes do Compass, não está tendo desempenho acima da média. Até agora, emplacou pouco mais de 200 unidades.


Assim, nota-se que, além de continuar líder disparado dos SUVs médios, o Compass não sofre ameaça desses carros em setembro. Ao menos por enquanto.

O SUV médio da Jeep, na verdade, não tinha obrigação nenhuma de liderar o segmento de SUVs. Afinal, está em uma categoria superior à dos compactos.

Porém, como lidera, e com folgas, é sempre um sinal de alerta quando ele perde não apenas uma, mas três colocações no ranking.


Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio