Primeira Classe

Ranking de carros: vencedores e perdedores

Alguns carros conseguiram reagir nos últimos dias do mês

Rafaela Borges

13 de set, 2018 · 6 minutos de leitura.

Onix ranking de carros" >
Chevrolet Onix
Crédito: Modelo foi um dos vencedores (Foto: Felipe Rau/Estadão)

Agosto foi um mês estranho no mundo do automóvel. Houve recorde de vendas e forte aceleração nos últimos dias do mês. Isso acabou levando a diversas reviravoltas no ranking de carros.

SAIBA MAIS

Ford Ka e Renault Kwid eram modelos que pareciam derrotados em agosto. Ao menos no ranking de vendas. Isso a cinco dias do encerramento do mês.

Publicidade


Porém, houve forte aceleração nos emplacamentos dos dois modelos nos últimos dias do ano. Com isso, conseguiram não apenas manter ou escalar o ranking de carros, mas também disparar em vendas.

Outras novidades estão nas brigas entre Toyota e Renault, e Volkswagen e Fiat. Três foram vencedoras, e três derrotadas nessas batalhas do ranking de carros.

 


VEJA TAMBÉM: OS 20 CARROS MAIS VENDIDOS EM AGOSTO

Vencedores do ranking de carros

Entre marcas e carros, o grande vencedor foi o Onix. O Chevrolet somou mais de 21 mil emplacamentos. Esse foi seu recorde histórico.

Além disso, registrou mais que a soma dos emplacamentos do segundo e do terceiro colocados, HB20 e Ka, respectivamente.


E por falar em Ford Ka, o modelo parecia caminhar para seu pior mês de vendas. No entanto, os emplacamentos tiveram forte aceleração nos últimos dias de agosto.

 

VÍDEO: TODOS OS DETALHES SOBRE O TOYOTA YARIS


 

Assim, ele acabou tendo um de seus melhores meses. Por pouco, não ultrapassou o HB20 no ranking de carros. Foram 10.589 emplacamentos para o Hyundai e 10.118 para a Ford.


Entre as explicações, há o fato de a nova geração ainda não ter passado por um mês cheio de vendas. Ela começou a chegar às lojas em agosto. Por isso, causou aceleração nos emplacamentos no fim do mês.

A três dias do encerramento de agosto, o Kwid estava correndo risco de ficar fora da lista dos dez mais vendidos. Porém, reagiu muito bem, e acabou levando a sexta posição do ranking de carros.

Outro que se deu bem foi o Yaris. Em seu segundo mês cheio de vendas, entrou na lista dos 20 mais emplacados.


Perdedores do ranking de carros

O Corolla é um dos que se deram mal no ranking de carros. No caso do Toyota, a "culpa" foi mais dos outros que dele.

O sedã cresceu cerca de 20% em emplacamentos. Porém, outros modelos avançaram mais, tirando o Corolla da lista dos dez mais vendidos.

O Renegade também se deu mal. Depois de liderar todo o segundo trimestre do ano, ele caiu bastante. Ficou para trás de Creta, o líder do compactos, do HR-V e do Kicks.


Por pouco, o Renegade não ficou fora do "top 20" do ranking de carros. Foi o 19º modelo mais emplacado do País.

O Sandero foi um grande perdedor de agosto. Foi o 22º mais vendido do ranking de carros, após um excelente mês de junho.

O Renault, muito dependente das vendas diretas, vem sendo um dos modelos mais inconstantes do País. Em um mês vai bem e, no seguinte, mal.


Por fim, o EcoSport também se deu mal; o Ford foi ultrapassado pelo Renault Captur.

Briga de montadoras

Por muitos anos, o mercado ficou sem grandes novidades no ranking de montadoras. Havia as quatro grandes, e a posição entre elas dificilmente mudava.

Isso, agora, deixou de ser assim. E, em agosto, houve reviravoltas como há muito tempo não se via.


Pela primeira vez no ano, a Fiat deixou a Volkswagen para trás. Com isso, a italiana foi vice-líder do ranking em agosto, atrás da Chevrolet.

A diferença foi muito pequena. A Fiat somou 34.426 emplacamentos e a Volkswagen, 34.286.

Já a Toyota ficou à frente da Renault até o dia 30. Porém, a francesa disparou no dia 31 e conseguiu ultrapassar não apenas a japonesa, mas também a sul-coreana. Com isso, ficou com o quinto lugar no ranking de marcas.


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.