SUV VW Tiguan tem estreia triunfal no ranking

Em seu primeiro mês cheio de vendas, SUV VW Tiguan já deixou a maioria dos concorrentes para trás

SUV VW Tiguan Crédito: Modelo teve 501 unidades vendidas em junho (Foto: Rafael Arbex/Estadão)

A estreia da nova geração do SUV VW Tiguan no ranking de vendas foi triunfal. Em seu primeiro mês cheio de emplacamentos, o modelo já conseguiu a terceira posição do segmento de SUVs médios.

LEIA TAMBÉM

Dá para ir além: como o Compass vive em um mundo à parte, dá até para dizer que o SUV VW Tiguan é o vice-líder de honra. Além do Jeep, à frente do renovado Volkswagen está apenas o ix35. E não tão à frente assim.

Continua depois do anúncio

 

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM


 

Em sua estreia, o SUV VW Tiguan deixou para trás veteranos e novatos. No grupo que foi superado estão modelos lançados no ano passado, como Equinox e 3008.

Dos veteranos, foram venderam menos que o SUV VW Tiguan o Sportage, o Tucson, o RAV4 e o ASX, para citar alguns (confira o ranking do segmento abaixo).


 

OS SUVS MÉDIOS MAIS VENDIDOS EM JUNHO DE 2018

Veja mais: detalhes da galeria

 


Início campeão do SUV VW Tiguan

O modelo somou 501 unidades emplacadas em junho. O segundo colocado, ix35, teve 654 emplacamentos.

O SUV VW Tiguan evolui no decorrer do mês. Na primeira quinzena de junho, ele estava atrás também do Kia Sportage.

Na segunda metade de junho, o  Tiguan conseguiu deixar o modelo da Kia para trás. Isso indica que, em julho, é possível que o carro da Volkswagen se aproxime mais do ix35, passando a disputar a liderança simbólica da categoria.


Simbólica porque o Compass é impossível de ser alcançado. É como se ele estivesse em uma categoria à parte.

Trata-se não apenas do SUV médio mais emplacado, mas do utilitário-esportivo mais vendido do Brasil – à frente de todos os compactos, bem mais baratos.

Além disso, em junho, ele foi o oitavo carro mais vendido do País, com 5.054 emplacamentos.


Os méritos do Compass já foram bastante debatidos neste blog. Ele oferece bom espaço interno, tem variedade de versões (a partir de R$ 110 mil, menos que boa parte dos concorrentes), é bem equipado e traz opção a diesel, que os rivais não têm.

Além disso, é da marca Jeep, sonho dos fãs de utilitários-esportivos – assim como a Land Rover, no segmento de luxo.

Por fim, o Compass teve processo forte de vendas diretas nos últimos meses – período em que elas representaram mais de 50% de seus emplacamentos.


Atributos do SUV VW Tiguan

Foram duas as grandes sacadas da Volkswagen. A primeira foi a oferta sete lugares desde a versão intermediária, a R$ 150 mil. São raros os modelos dessa faixa de preço a oferecerem essa funcionalidade – os que têm já estão defasados.

Além disso, a marca acertou também ao ter uma versão de entrada de R$ 125 mil. É mais que o Compass mais simples? É.

Porém, as versões do Compass que mais vendem são as que custam R$ 120 mil e R$ 140 mil, não a de entrada. Assim, o SUV VW Tiguan mais simples vem para fisgar exatamente o principal público do Jeep.


Essa missão dois outros novatos, Equinox e 3008, não conseguiram cumprir. Suas versões mais simples superam os R$ 135 mil – embora sejam mais equipadas e, no caso do Chevrolet, bem mais potente.

O fato de vir do México, país cujos carros são livres de imposto de importação no Brasil, ajudou bastante no posicionamento de preços e versões do Tiguan. Além disso, ele traz motores modernos, boa dirigibilidade e muitos itens de tecnologia.

Assim, já era fácil imaginar que, no contexto de seu segmento, o SUV VW Tiguan iria melhor que a concorrência. Encarar o Compass?


Esta missão ficará para o SUV médio que a Volkswagen produzirá na América do Sul, que será menor (dimensões mais próximas às do Jeep, já que o Tiguan é maior) e, provavelmente, mais barato.

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio