Primeira Classe

O SUV que deu uma incrível volta por cima

SUV Jeep Renegade, que chegou a ser ameaçado pelo Ford EcoSport, agora se aproxima dos líderes do segmento

Rafaela Borges

04 de jul, 2018 · 5 minutos de leitura.

SUV Jeep Renegade" >
Renegade
Crédito: Pelo terceiro mês seguido, modelo foi o SUV compacto mais vendido do Brasil (Foto: Felipe Rau/Estadão)

Não dava para imaginar, ao final do primeiro trimestre deste ano, que o SUV Jeep Renegade entraria na briga pela liderança de seu segmento. A disputa dava sinais de que iria se concentrar entre HR-V, Kicks e Creta.

LEIA TAMBÉM

Ao final de março, a sina do SUV Jeep Renegade parecia definida. Era mais provável que a briga do carro seria com EcoSport e Tracker, por posições intermediárias do ranking de SUVs compactos.

Publicidade


 

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

Que tal a cor desta Ferrari 458, mais um dos supercarros que estão por todas as partes em Saint-Tropez? #ferrari #458 #supercar #fast #speed #billionaire #lifestyle #luxury #luxo #sttropez #france #verao #ferias #viagem #viajando #dicasdeviagem #welltraveled #bentley #yatch #yatchlife #praia #eurosummer

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em


Em abril, porém, o cenário começou a mudar. Naquele mês, o Renegade liderou o ranking de vendas de SUVs compactos.

Até então, o fenômeno parecia momentâneo, resultado de um forte processo de vendas diretas. Afinal, o SUV Jeep Renegade já havia liderado, esporadicamente, o ranking em um ou outro mês de 2017.

 


Siga o Primeira Classe no Facebook

 

Dois meses depois, no entanto, ficou claro que não era um fenômeno pontual. O SUV Jeep Renegade, agora, se distanciou de EcoSport e Tracker. Mais que isso: ele acaba de ultrapassar o Creta.


Para ir além, o SUV Jeep Renegade já começa a ameaçar os líderes do segmento, HR-V e Kicks.

 

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM JUNHO


 

Reação do SUV Jeep Renegade

Após abril, o SUV Jeep Renegade voltou a liderar o segmento de SUVs compactos em maio e, agora, em junho. É certo que as vendas diretas representam o maior porcentual dos emplacamentos do modelo (67,9% no primeiro semestre, o maior índice da categoria).

Porém, o assunto aqui não é a origem do cliente, e sim as vendas – e a incrível volta por cima do Renegade.


Em junho, o Jeep somou 3.628 emplacamentos, ante os 3.139 do segundo colocado, Honda HR-V. Em terceiro lugar ficou o Hyundai Creta (2.913), seguido por EcoSport (2.761) e Kicks (2.629).

No acumulado do ano, o Renegade tem 21.430 emplacamentos e é o terceiro mais vendido do segmento. O Creta já ficou para trás, pois somou 20.152 unidades vendidas no primeiro semestre.

SUV Renegade ameaça líderes

Se o ritmo dos últimos três meses for mantido em julho, o Renegade já conseguirá ultrapassar o Kicks, vice-líder do ano, no mês que vem. A vantagem do Nissan é de apenas 407 unidades.


E, nos dois últimos meses, o SUV Jeep Renegade teve cerca de mil unidades emplacadas a mais que o Kicks.

O HR-V, líder no primeiro semestre, tem mais folga, com 1.719 emplacamentos de vantagem. Nesse caso, mantendo o ritmo atual, o Renegade levaria entre dois e três meses para alcançar o Honda.

A liderança, portanto, não é impossível. Afinal, faltam seis meses para o encerramento de 2018. Mas será que o Renegade vai conseguir manter o ritmo?


Empate técnico

Entre a sexta e a oitava posição no ranking do segmento, os números de junho são curiosos. Houve um empate técnico.

O sexto mais vendido foi o Renault Duster, com 2.016 emplacamentos. O Chevrolet Tracker aparece na sétima posição, com 2.014 unidades vendidas.

Já o oitavo colocado foi o Renault Captur. Ele somou 2.013 exemplares emplacados.


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.