Verão 90: os carros que circulavam no Brasil

Lista dos mais vendidos da época em que se passa ‘Verão 90’ traz grandes ícones do mercado

Chevrolet Monza Crédito: Foto: Oswaldo L. Palermo/Estadão

A novela “Verão 90“, da Rede Globo, estreou na segunda-feira e é um dos assuntos mais comentados da semana. E está despertando muita curiosidade na juventude sobre os hábitos dos anos 90. Mas quais eram os carros que circulavam nas ruas do Brasil na época?

Eu, que passei a maior parte da minha adolescência nos anos 90, me lembro bastante da época. Inclusive dos carros que mais pais tinham. Verona, Omega e Pampa estão nessa lista. Houve também, na garagem da casa em que passei minha infância, um Escort.

Tomamos como base o primeiro ano da década de 90, 1991. A trama, porém, irá além. Os personagens começam criança e depois crescem.

Continua depois do anúncio

LEIA TAMBÉM

No material de divulgação da trama, aparece o Fusca. De fato, o Volkswagen foi produzido no Brasil na década de 90, mas a partir de 1993. Isso depois de uma paralisação de alguns anos – ele havia deixado de ser feito em 1986.

VEJA TAMBÉM: Carros que deixam de pagar IPVA em 2019


Veja mais: detalhes da galeria

Verão 90: os carros mais vendidos

A lista dos carros mais vendidos de 1991, ano que tomamos como base para falar de “Verão 90” é bem diferente da de hoje. Os dois primeiros da lista, porém, ainda estão em nossas ruas (mas em gerações bem diferentes).

O carro mais vendido daquele ano foi o Gol e o segundo colocado, o Uno. O modelo da Volkswagen, após liderança de 27 anos, foi o quarto mais emplacado do País do ano passado. Já Fiat abandonou a lista dos 20 mais comercializados do Brasil.


Em 1991, Escort ainda estava em sua primeira geração no Brasil

 

O terceiro colocado em 1991 foi um dos carros mais adorados da história da Chevrolet no Brasil. Trata-se do Chevrolet Monza.

Foi no ano seguinte, inclusive, que o Monza ganhou sua série especial mais famosa, “Barcelona” – em homenagem aos jogos olímpicos disputados na cidade espanhola em 1992.


LEIA TAMBÉM

O quarto mais vendido foi o Escort e o quinto, o Kadett. O sexto foi o Verona. Em seguida, apareceram três Volkswagen: Parati (sétimo), Apollo (oitavo) e Santana (nono). O Chevrolet Chevette fechava a lista dos dez mais emplacados em 1991.

O Opala (abaixo), um dos carros mais amados pelos brasileiros, ainda existia em 1991. Naquele ano, foi o 16º mais emplacado do País.


Foto: Werther Santana/Estadão

 

Autolatina

A lista dos dez mais vendidos mostra que a primeira metade dos anos 90, quando se passa “Verão 90”, foi a época da Autolatina. Trata-se da união entre Ford e Volkswagen no Brasil, que gerou diversos carros iguais com nomes diferentes (um para cada montadora).


Os dois exemplos mais famosos são Verona e Apollo e Versailles e Santana.

Verona (Foto: Ford/Divulgação)

 


Volkswagen

Os anos 90 também foram a época de domínio da Volkswagen no mercado brasileiro. A marca tinha mais de 30% das vendas.

Isso só mudaria a partir do fim da década, com a chegada de novas montadoras (também conhecidas como “newcomers”). Após a instalação de empresas francesas e japonesas, a VW perderia a liderança para a Fiat (já no início dos anos 2000).

Antes das “newcomers”, havia no mercado apenas Volks, Chevrolet, Fiat e Ford como fabricantes.


Vale lembrar também que foi no início dos anos 90 que ocorreu a abertura do Brasil aos carros importados.

“Verão 90” é a nova “novela das sete” da Rede Globo.

GALERIA: Os 50 anos do Chevrolet Opala

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio