VW Polo entra em uma zona ‘perigosa’

Pela primeira vez desde que foi lançado, VW Polo fica fora da lista dos dez mais vendidos

VW Polo Crédito: Foto: JF Diorio/Estadão

Quando lançou o VW Polo, no fim de 2017, a montadora alemã deixou clara sua meta: colocar o carro entre os cinco mais vendidos do Brasil. O objetivo foi cumprido de carro.

O hatch compacto entrou no “top 5” de vendas imediatamente. Se tornou também o Volkswagen mais vendido do Brasil.

Em 2018, o VW Polo manteve o bom desempenho, especialmente no primeiro semestre. No segundo, perdeu para seu principal rival, o Argo, em um mês ou outro. Ainda assim, encerrou o ano como o sexto automóvel mais vendido do Brasil.

Continua depois do anúncio

No entanto, em 2019 as coisas já não vão tão bem para o VW Polo. Ele vem perdendo muito espaço e, encerrados os quatro primeiros meses deste ano, se encontra em uma zona perigosa do ranking de vendas. Está “flertando” com uma saída da lista dos dez mais emplacados.

 

Veja também: Dez usados legais até R$ 30 mil


Veja mais: detalhes da galeria

 

VW Polo em 2019

De janeiro a abril deste ano, o hatch da Volks foi o décimo carro mais vendido do Brasil, com 20.400 emplacamentos. Ele já vinha perdendo posições no ranking desde o início do ano.

Porém, foi em abril que teve um de seus piores desempenhos. No mês passado, o VW Polo ficou na 12ª posição do ranking dos mais emplacados no País.


 

Vídeo da semana: Histórias nunca contadas sobre Ayrton Senna


 

Dede o lançamento da atual geração, o hatch compacto não tinha ido tão mal. Além de aparecer fora do “top 10”, ele voltou a perder para seu principal rival, o Argo.

Em abril, enquanto o Polo somou 5.073 emplacamentos, o Argo somou 6.839 unidades vendidas.


Algumas razões

As vendas diretas estão em disparada neste ano. Modelos como Argo e Gol têm muito mais participação que o VW Polo nessa modalidade de negócio.

E são o Polo e o Gol dois dos modelos que estão jogando o Polo para a parte mais baixa da tabela. O Gol por ser da mesma marca. O Fiat, como já mencionado, por ser o principal concorrente.

Em abril, o Gol foi vice-líder de vendas diretas (considerando apenas os carros de passeio). O Argo ficou com a sexta posição. O VW Polo foi apenas 20º.


Isso significa que, no varejo, o modelo da Volkswagen continua indo muito bem. Nessa modalidade, foi o quinto mais emplacado de abril, deixando Gol e Argo para trás.

LEIA TAMBÉM

As vendas no varejo traduzem melhor a preferência do consumidor comum, pois na modalidade direta geralmente os descontos são muito altos e bem atraentes (sejam eles dados pelo governo ou as próprias montadoras). São negócios fechados com empresas, frotistas, taxistas e pessoas com necessidades especiais, entre outros grupos.


Outro modelo que jogou o Polo para trás em abril foi um que não é seu rival direto. Trata-se do Ka Sedan, que teve um excelente desempenho no mês passado e ficou, pela primeira vez, na lista dos dez mais emplacados (foi o décimo colocado).

Veja também: Os carros mais vendidos em abril de 2019

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio