Você está lendo...
Corretores de imóveis poderão ter isenção no IPI para compra de veículos
Legislação

Corretores de imóveis poderão ter isenção no IPI para compra de veículos

Projeto de Lei defende que o automóvel é ferramenta fundamental para o trabalho de corretores de imóveis, portanto a compra deve ser facilitada

Emily Nery, para o Jornal do Carro

20 de out, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

IPI
Redução de preços pode superar os R$ 16 mil após decreto federal que reduziu o IPI para veículos no Brasil
Crédito:Alex Silva/Estadão

O Projeto de Lei 4935/20 quer incluir os corretores de imóveis na isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de um veículo. A PL apresentada na última quinta-feira (15) é de autoria do deputado federal Gilberto Nascimento (PSC-SP) e tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo o texto, para conseguir o abono, o profissional deverá ter cadastro no conselho regional de corretores de imóveis. E exercer a atividade em caráter de exclusividade. O deslocamento contaste seria o principal motivo para o desconto de imposto.

O deputado defende que durante o período da quarentena, as pessoas necessitaram passar mais tempo em suas casas e/ou encontrar um local mais aconchegante para morar. Este novo comportamento na sociedade, segundo o parlamentar, fez com que as pessoas se mudassem de residência e procurassem um corretor.

Publicidade


Benefício está atrelado com a locomoção do profissional

Ele acredita que o setor, que emprega inúmeros corretores imobiliários e gera emprego, é estratégico e se mostrou fundamental durante nos últimos meses. “O automóvel é para o corretor de imóveis sua principal ferramenta de trabalho que exige constantes deslocamentos, razão pela qual estes profissionais necessitam de uma condição especial para ter acesso a um veículo próprio”, justifica o congressista.

A proposta visa alterar a Lei n.º 8.989 que diz a respeito da isenção de IPI. Hoje, o público PCD, taxistas e motoristas de transportes escolares são exclusos do pagamento do imposto.

Valor do IPI varia conforte o motor

A alíquota de IPI varia de acordo com a capacidade cúbica do motor. É de 7% para motores 1.0 e 11% para propulsores até 2.0, desde que ambos sejam flexíveis. Para modelos mais potentes, a porcentagem sobe de 18% para até 25%. Automóveis com motores 1.0 a 2.0 movidos somente a gasolina, inclui-se 13% do valor. Para cilindradas maiores que 2.0 a gasolina, a porcentagem é de 25%. Para veículos a diesel, a alíquota obtida é de 25%.




O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião